Ambulantes recebem tendas para padronizar comércio na Praia do Futuro
Ao todo, 69 permissionários que atuam no calçadão da orla receberam suportes em formato de tendas para ordenamento na praia. As estruturas também passam a garantir pontos fixos para o comércio dos vendedores
21:54 | Dez. 01, 2023
Os ambulantes que atuam no calçadão da Praia do Futuro, em Fortaleza, receberam estruturas em formato de tendas da Prefeitura de Fortaleza, nesta sexta-feira, 1º, para padronizar comércio da orla e melhorar as condições de trabalho dos comerciantes. Ao todo, 69 permissionários receberam suportes, que serão instalados em espaços já definidos pela gestão municipal.
Os trechos são localizados entre as barracas “Cuca Legal” e “Atlandiz”, na avenida Zezé Diogo, onde cada permissionário passou a ter um ponto fixo no calçadão. O comércio é distribuído em vendas de água, coco, assim como vestuários e acessórios, entre óculos, roupas de banho, e também pacotes de turismo.
Para o vendedor de óculos Mário Edson, 43, que trabalha há 11 anos na orla da praia, as estruturas vão poder garantir maior segurança devido a identificação feita pela prefeitura. “Os clientes vão poder identificar os locais, assim como a gente: ‘Olha, eu comprei lá na tenda do Mário’. Passamos a ter localização, documento e estrutura para trabalhar”, comenta.
O vendedor de bolsas e óculos Renato Monteiro, 40, comenta que o recebimento das tendas ocorre a partir de uma luta de três anos para reconhecimento do trabalho. “Antes, a gente colocava os produtos e a fiscalização chegava e a gente tinha que retirar. Hoje, temos o espaço e a permissão”, disse.
Presente na entrega das estruturas, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, disse que o ordenamento traz benefícios para os comerciantes. "Passam a ter uma identificação como permissionários, gera mais segurança para quem acessa esses pequenos negócios porque ver que tem uma identificação da prefeitura. O ordenamento constrói uma ideia de segurança", pontua.
Conforme a superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Laura Jucá, a padronização dos comerciantes irá garantir melhor fiscalização também. “A Agefis vai poder fazer um monitoramento e fiscalizar. Só vai poder estar aqui trabalhando quem realmente tiver a permissão”, disse .
De acordo com o secretário da Regional 7, Benigno Júnior, a iniciativa busca também regularizar a permissão dos ambulantes na região. “Muitos deles estavam trabalhando sem o direito, sem a permissão da prefeitura, e estamos dando essa documentação também", diz.
“Um grão de areia no mar da Praia do Futuro”, é o que a presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Ceará (AME), Cícera Silva, define o recebimento das estruturas para os trabalhadores da praia. Ela comenta que a ação aconteceu após um mapeamento e cadastro dos ambulantes da orla no AME com objetivo de iniciar um diálogo com a gestão municipal.
“A AME apresentou o mapeamento e a regional acatou. Também foi feita uma fiscalização com a Agefis para comprovar a atuação dos comerciantes no local. Todos eles receberam as tendas. Após essa conquista, o objetivo agora é ampliar para o trecho dos trabalhadores da faixa de areia, como as massoterapeutas, que está sendo tratado com a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU)”, disse Cícera.
A Regional 7 informou que os interessados em empreender nos espaços já definidos pela pasta, mas ainda não estão ocupados, podem procurar a Central de Acolhimento da Secretaria Executiva Regional 7 para dar entrada no termo de permissão.
Serviço
Central de Acolhimento da Secretaria Executiva Regional 7
Onde: Rua Atilano de Moura, 420 - bairro Guararapes
Quando: Segunda a Sexta-feira
Horário: 8 às 12 horas e 13 às 17 horas