O POVO vence três categorias do prêmio de jornalismo do MPCE

Os jornalistas do O POVO foram destaque nas categorias fotojornalismo, jornalismo impresso e radiojornalismo

Os jornalistas do O POVO foram destaque na 5ª edição do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Ceará, realizada na noite desta quinta-feira, 30, na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará. Ao todo, oito dos 15 jornalistas premiados são do Grupo de Comunicação O POVO.

Na categoria fotojornalismo, O POVO levou as três colocações, com os fotógrafos Júlio Caesar, que ficou em primeiro lugar com a fotografia “Caso Mizael”, Fábio Lima, que ficou em segundo lugar com a fotografia “Pequenos Olhares”, e Francisco Fontenele, que ficou em terceiro lugar com a fotografia “Justiça para o Curió”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Veja as fotos premiadas:

 

O fotojornalista Fabio Lima, premiado nas 5 edições do prêmio, conta que se sente lisonjeado em ter seu trabalho reconhecido e por mais uma vez conquistar a premiação do MPCE.

Já na categoria radiojornalismo, o primeiro lugar foi conquistado pelo jornalista Luciano Cesário, da Rádio O POVO CBN, com o material intitulado “Digna idade: a proteção contra o abandono”.

E no jornalismo impresso/web, os  jornalistas Filipe Pereira e Mariana Lopes Forte conquistaram o primeiro lugar com o material “Proteção infantojuvenil: a fiscalização do direito que permanece no papel”, e os jornalistas Vítor Magalhães e Júlia Duarte, da editoria de Política, ficaram em terceiro lugar com o material “Suspeita de irregularidades: MPCE realizou 21 operações em pelo menos 13 prefeituras”.


O material sobre proteção infantojuvenil, assinado pelos jornalistas Filipe Pereira e Mariana Lopes surgiu da urgência de evidenciar o mal funcionamento da rede protetiva de crianças e adolescentes que ainda precisa melhorar muito no Ceará.

Filipe pontua que ele e Mariana acompanharam tudo, desde a história do menino Gabriel até o trabalho realizado pelo MPCE de buscar um bom funcionamento para essas políticas de proteção. A ilustração da reportagem foi feita pelo designer Lucas Jansen.

“Ganhar esse prêmio foi uma satisfação imensa. Ao mesmo tempo poder divulgar e trazer a público um tema tão urgente que é a necessidade de garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Ceará e quem está envolvido nesse processo. Foi meu primeiro prêmio, então a alegria foi maior ainda”, conta

Mariana pontua ainda que é um assunto muito importante, visto que os conselhos tutelares têm pouco reconhecimento além de não se conhecer muito sobre as dificuldades enfrentadas pelo órgãos. “Esse ano tivemos eleições conturbadas para conselheiros tutelares e saber que a nossa reportagem realmente fez a diferença é gratificante”, ressaltou.

A repórter de Política do O POVO, Júlia Duarte, descreve que a sensação para todos é de felicidade em ter seu trabalho reconhecido, de poder ter uma resposta para tantas horas de trabalho que envolve apuração e investigação. “A gente está sempre unido na redação e nos prêmios, e eu acho que o que fica é o sentimento de ter visto nosso trabalho sendo reconhecido”, diz.

Ao todo, 12 materiais foram premiados na solenidade desta quinta-feira. Veja a lista completa:

Telejornalismo


1° lugar – “Fiz 18, e agora?” - Janaína Gouveia - TV Assembleia
2° lugar – “Curió: Memória e Justiça” - Alessandro Torres - TV Verdes Mares
3° lugar – “Cadê você | O caminho dos desaparecidos no Ceará” - Halisson Oliveira -
TV Verdes Mares

Radiojornalismo


1° lugar – “Digna idade: a proteção contra o abandono” - Luciano Cesário - Rádio O Povo CBN
2° lugar – “Proteção, justiça, reparação: olhar e ações do Ministério Público na defesa da dignidade às vítimas da violência no Ceará” - Kayo Passos - Rádio Jangadeiro Band News FM
3° lugar – “Racismo no Futebol: como dar um cartão vermelho para esse crime?” - Sílvio Augusto - Rádio FM Assembleia

Fotojornalismo


1° lugar – “Caso Mizael: sargento acusado de matar o menino é demitido da PMCE” - Julio Caesar - Jornal O Povo
2° lugar – “Pequenos Olhares” - Fábio Lima - Jornal O Povo
3° lugar – “Justiça para o Curió” - Francisco Fontinele - Jornal O Povo

Jornalismo Impresso/Web


1° lugar – “Proteção infantojuvenil: a fiscalização do direto que permanece no papel” - Filipe Pereira - Jornal O Povo
2° lugar – “Perigo dentro de casa: a violência invisível do estupro conjugal” - Roberta Coelho - Portal Jornal Jangadeiro
3° lugar – “Suspeita de irregularidades: MPCE realizou 21 operações em pelo menos 13 prefeituras” - Vítor Magalhães - Jornal O Povo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

premio de jornalismo ministerio publico premio mpce jornalismo jornalistas o povo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar