Fortaleza realiza mutirão de vacinação contra Covid-19 e influenza neste sábado, 2; veja os locais
Mobilização acontece após o aumento dos casos de síndromes gripais, principalmente da Covid, registrada na CapitalFortaleza realiza mutirão de vacinação contra Covid-19 e influenza neste sábado, 2. Ao todo, 14 postos de saúde estarão abertos das 8 às 16h30min aplicando os imunizantes. A mobilização acontece após o aumento dos casos de síndromes gripais, principalmente da Covid, registrada na Capital.
De acordo com a gestão municipal, o objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a Covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para conter o aumento de casos positivos. No mutirão, outras vacinas de rotina também estarão disponíveis, entre elas BCG;, Hepatite B e Poliomielite.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) pediu para que cada fortalezense aproveite o mutirão e realize a atuação do cartão de vacinação. “A vacinação é muito importante, é a estratégia mais eficaz de proteção. Um ato de cuidado com a nossa própria saúde e com a de quem amamos”, escreveu.
Para receber a vacina bivalente contra a Covid-19, é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a doença, ser maior de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacinação não pode ser aplicada em casos de sintomas gripais graves, sendo recomendado aguardar 30 dias após o final dos sintomas. No caso de sintomas leves, a vacina pode ser aplicada.
Na vacinação contra a gripe, o imunizante pode ser aplicado em todas as pessoas maiores de seis meses de idade, incluindo gestantes e idosos, sendo tomada anualmente. No caso de sintomas gripais, como febre e coriza, a população deve aguardar estar totalmente saudável para receber o imunizante.
Confira as vacinas disponíveis para crianças
BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP - atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).
Confira as vacinas disponíveis para adolescentes
Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal. A vacinação contra a covid-19 também está disponível para este público.
Aumento dos casos de Covid -19
A média de positividade dos exames RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em Fortaleza passou de inferior a 1% para mais de 30% em menos de um mês. Das 703 amostras analisadas entre 22 e 28 de novembro pelos laboratórios da rede pública, 31,8% tiveram resultado positivo.
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) também informou sobre o aumento dos casos da doença nas últimas semanas. De 19 a 25 de novembro, o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) realizou 577 testes RT-PCR para Covid-19. Foram 156 resultados positivos — 21,3%.
No mesmo período, foram diagnosticadas 716 pessoas com a infecção. Na semana anterior, de 12 a 18 de novembro, houve 247 registros. Os dados divulgados se referem ao resultado de testes rápidos e de exames RT-PCR realizados em todo o território cearense.
No Ceará, apenas 40% das crianças de seis meses a cinco anos tomaram a primeira vacina contra a Covid-19. Dessas, somente 4% chegaram a receber as três doses obrigatórias do imunizante. Os dados são da Sesa.
Fortaleza registrou 11.781 atendimentos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) a crianças de até cinco anos em 2023. De 19 de outubro a 19 de novembro, as unidades atenderam pelo menos 801 crianças dessa idade com síndrome gripal. A faixa etária representou a maior quantidade de consultas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 será implementada no Calendário Nacional de Imunização de 2024, com foco em crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes, imunocomprometidos, entre outros grupos prioritários.
Confira os locais para vacinação
Regional de Saúde I
Posto de Saúde Paulo Melo (Rua Bernardo Porto, 497 - Monte Castelo)
Posto de Saúde Casemiro Filho (Av. Francisco Sá, 6449 - Barra do Ceará)
Regional de Saúde II
Posto de Saúde Célio Brasil Girão (Rua Professor Henrique Firmeza, 82 - Cais do Porto)
Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape)
Regional de Saúde III
Posto de Saúde Santa Liduína (Rua Professor João Bosco, 213 - Rodolfo Teófilo)
Posto de Saúde Humberto Bezerra (Rua Hugo Vítor, 51 - Antônio Bezerra)
Regional de Saúde IV
Posto de Saúde Turbay Barreira (Rua Gonçalo Souto, 420 - Vila União)
Posto de Saúde Antônio Ciríaco (Rua Gomes Brasil, 555 - Parangaba)
Regional de Saúde V
Posto de Saúde Luiza Távora (Travessa São José, 940 - Mondubim)
Posto de Saúde Fernando Diógenes (Rua Teodoro de Castro, s - Granja Portugal)
Posto de Saúde Siqueira (Av. Eng. Luiz Montenegro, 485 – Siqueira)
Regional de Saúde VI
Posto de Saúde Mattos Dourados (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 - Edson Queiroz)
Posto de Saúde Janival de Almeida (Rua Coelho García, 25 - Passaré)
Posto de Saúde Melo Jaborandi (Rua Trezentos Quinze – Jangurussu)