Centro de Recondicionamento Tecnológico: 2ª unidade é inaugurada no Bom Jardim
Equipamento recebe resíduos eletrônicos da população e oferece cursos gratuitos para jovens de Fortaleza. A primeira unidade está instalada na Praia de IracemaUm novo Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT) de Fortaleza foi inaugurado nesta quinta-feira, 30, no bairro Bom Jardim. O equipamento é o segundo da Capital e promove a recuperação de peças eletrônicas, além de oferecer capacitações gratuitas para jovens.
Os CRTs são equipamentos coordenados pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e pelo programa Juventude Digital. Os centros recebem doações de resíduos eletrônicos — como computadores, notebooks, mouses, teclados, cabos, smartphones e tablets —, e os alunos realizam o recondicionamento desses materiais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A coordenadora do programa Juventude Digital, Ianna Brandão, explicou que as peças recebidas pelos CRTs passam por uma triagem. Os materiais podem ser recondicionados pelos alunos em cursos realizados nos equipamentos ou destinados às associações de catadores.
“A gente tem atividades para a juventude do bairro em cursos gratuitos, e aquilo que não é possível ser recondicionado é destinado para as associações de catadores. Eles, de fato, fazem essa reciclagem, isso gera renda para a associação. O CRT é um programa que inclui a parte digital, sustentabilidade e economia circular desse material eletrônico”, detalha.
A partir dos resíduos eletrônicos que seriam descartados, os alunos têm uma integração tecnológica, como destaca o instrutor Joab Alves. Isso porque eles transformam tecnologias as quais antes não tinham acesso.
“Quem faz o recondicionamento não é o professor, quem faz é o aluno com a instrução do professor. Eles vão aprender a identificar as peças do computador, saber quais são as funções de cada uma, fazer a limpeza das peças, a avaliação e os testes”, afirma.
Os cursos são realizados em duas aulas por semana e duram cerca de um mês. Segundo Joab, os participantes aprendem fundamentos de eletricidade e de computação e noções básicas de eletrônica. Após a formação, os computadores recuperados são doados para a comunidade e associações.
“Eu vim para ver como funciona e para que eu traga jovens que têm interesse. Eu acho de grande importância o jovem aprender a desmontar e montar um computador. E ainda tem um valor maior, porque os computadores serão consertados e vão ser distribuídos para as comunidades e tem muita comunidade que não tem”, enfatiza.
A outra unidade do CRT fica localizada no bairro Praia de Iracema. O local já recebeu mais de cinco toneladas de material eletrônico e capacitou quase 200 jovens desde o início do projeto.
As capacitações gratuitas são voltadas para jovens entre 15 e 29 anos, residentes em Fortaleza e, prioritariamente, oriundos de escola pública. Não é exigido conhecimento prévio para participar dos cursos. As novas turmas dos cursos são divulgadas pelo site ou redes sociais do programa Juventude Digital.
CRT do Bom Jardim
Endereço: Av. Oscar Araripe, 1030 - Bom Jardim (Jardim Shopping - Loja 10)
Funcionamento: segunda a sexta-feira (das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas)
CRT da Praia de Iracema
Endereço: Rua dos Tabajaras, 440 - Praia de Iracema
Funcionamento: segunda a sexta-feira (das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas)
Mais informações: https://jd.fortaleza.ce.gov.br/