Surfista relata salvamento de três turistas na orla de Fortaleza

Dono de escola de surf estava dando aulas ao perceber o afogamento dos turistas de Goiás

09:38 | Nov. 29, 2023

Por: Lara Santos
O grupo de turistas foi salvo por sufistas que davam aula no local (foto: Cícero Júnior)

Um fotógrafo de 43 anos, dono de uma escola de surf em Fortaleza, gravou o momento em que salvou três homens de afogamento na manhã dessa segunda-feira, 27, na Praia do Futuro. O caso aconteceu por volta das 10h30min.

Cícero Júnior, além de ser dono de uma escola de surf, é fotógrafo profissional. Ele conta que estava dando aula para seus alunos quando percebeu que havia um afogamento de pessoas. O surfista logo deixou seus alunos em segurança e foi ao encontro das vítimas. 

Seguido de outro professor de surf, ele resgatou duas vítimas e logo em seguida vieram salva-vidas para ajudá-los a pegar a terceira vítima.

O profissional destaca que o resgate só foi possível devido ao curso de preparação Surf Salva, oferecido aos surfistas pelo Corpo de Bombeiros.

O vídeo foi gravado pelo próprio fotógrafo, que já estava fazendo registro das aulas com a câmera. Cícero conta ainda que decidiu fazer o registro somente após se certificar da segurança dos banhistas, que já estavam fora da zona de perigo.

Os turistas contaram que eram naturais de Goiás e estavam na Capital a passeio. Após o momento de tensão, os envolvidos não conseguiram conter a emoção.

“Ao sairmos do mar, o mais emocionante foi as vítimas terem vindo até nós e nos agradecerem pelo socorro. Comentaram que nasceram novamente naquele momento, especialmente um dos turistas que a filha estaria aniversariando no dia”,  disse Cícero.

A rotina do surfista

Para Cícero, presenciar afogamentos na orla é algo comum. Isso porque o ato de salvamento só é possível mediante preparação e domínio de técnicas. Em casos de afogamento, o Corpo de Bombeiros também deve ser acionado imediatamente.