Fortaleza abre inscrições para casamento coletivo LGBT 2024
Evento é realizado pela Prefeitura e terá 30 vagas gratuitas; casamento coletivo LGBT recebe inscrições até 30 de dezembro, e cerimônia ocorrerá em marçoComeçam nesta quinta-feira, 30, as inscrições para o casamento coletivo LGBT 2024. O evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).
Quando e onde será o casamento coletivo LGBT 2024 em Fortaleza?
A cerimônia do casamento coletivo LGBT de 2024 está prevista para o fim de março. Ela ocorrerá no Teatro São José, no bairro Centro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Casamento coletivo LGBT 2024 em Fortaleza: vagas e inscrições
Para 2024, serão contemplados 30 casais. As vagas serão preenchidas por ordem de qualificação, com análise de documentos dos candidatos.
As inscrições ocorrem presencialmente até 30 de dezembro. O atendimento precisa ser agendado por WhatsApp, e não é possível fazer o cadastro de forma online.
A documentação exigida está no edital, que pode ser acessado clicando aqui. A lista completa também está disponível a seguir.
Documentos para se inscrever no casamento coletivo LGBT 2024 de Fortaleza
- Documento oficial com foto de ambas as pessoas
- CPF de ambas as pessoas
- Comprovantes de endereço, datados de um mês ou menso, do casal. Pelo menos um deles deve ser de Fortaleza. São aceitos comprovantes de residência em nome dos pais
- Certidão de nascimento (para solteiros), certidão de casamento com averbação (para divorciados), ou certidão de casamento com certidão de óbito do cônjuge anterior (para viúvos)
Como se inscrever para o casamento coletivo LGBT 2024 de Fortaleza
As inscrições precisam ser agendadas com a SDDHDS. O telefone para contato via WhatsApp é (85) 9 8970 4621.
A entrega dos documentos deve ser feita, de forma presencial, no Centro de Referência LGBT Janaína Dutra ou na sede da SDHDS, na Messejana. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Etapas do casamento coletivo LGBT 2024 em Fortaleza
A inscrição não dá ao casal a garantia de que participará do casamento coletivo LGBT. Caso o número de casais seja maior que o de vagas, a prioridade será para aqueles que tiverem menor renda declarada. A SDHDS também elenca como elemento classificatório a diversidade de perfis, dentro da sigla LGBTQIA+, entre as pessoas contempladas.
Os 30 casais que mais se adequarem aos critérios de classificação serão convocados. Aqueles que não forem selecionados, mas estiverem com a documentação correta, serão colocados em um cadastro de reserva.
Após a divulgação dos resultados, a SDHDS encaminha, ao Ministério Público, a documentação dos candidatos. O órgão é responsável por confirmar se os requerentes cumprem os requisitos legais. Caso haja casais desqualificados nesta etapa, serão convocados aqueles na lista de espera, por ordem de classificação.
Já em março, será necessário comparecer ao cartório para assinar o pedido de habilitação para o casamento. Esta é a penúltima etapa que precede a cerimônia. Da mesma forma, havendo desqualificação de casais, caso as entidades que organizam o evento entendam que há tempo hábil, serão convocados os próximos da lista de espera.
O ensaio obrigatório, última etapa antes do casamento em si, ocorre na semana anterior ao evento. Pela proximidade da cerimônia, casais desclassificados nesta parte não serão substituídos.
Casamento coletivo LGBT 2024 em Fortaleza: é possível levar convidados?
Segundo o edital, cada casal recebe quatro convites para a cerimônia.
O que está incluído no casamento coletivo LGBT 2024 em Fortaleza?
A cerimônia terá, além da celebração civil, cobertura de um fotógrafo geral para o evento, contratado pela organização. Os participantes podem contratar serviços individuais por fora. Da mesma forma, não estão incluídos gastos como roupas, serviços estéticos, transporte ou alianças.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente