Semáforos em Fortaleza apresentam falhas na manhã desta terça

Instabilidades foram observadas por motoristas após a chuva registrada na Capital no início da manhã

11:14 | Nov. 28, 2023

Por: Taynara Lima
Imagem de apoio ilustrativo. Segundo a AMC, 3,6% dos 1.076 semáforos da Capital apresentaram instabilidade provocada por oscilações na rede de energia nesta terça-feira, 28 (foto: AURÉLIO ALVES)

Alguns semáforos de Fortaleza apresentaram falhas de funcionamento após a chuva registrada na Capital no início da manhã desta terça-feira, 28.

Alguns dos pontos onde foram observados equipamentos com instabilidades foram:

  • Cruzamento das avenidas Júlio Ventura com avenida Barão de Studart;
  • Avenidas 13 de Maio e Jovita Feitosa com avenida José Jatahy;
  • Avenida Heráclito Graça com as ruas Nogueira Acioli e Dona Leopoldina;
  • Avenida Pontes Vieira com avenida Desembargador Moreira;
  • Avenida Domingos Olímpio nos cruzamentos com as ruas Sólon Pinheiro e Barão de Aratanha;
  • Cruzamentos da avenida Visconde do Rio Branco com a avenida Antônio Sales;
  • Avenida Pontes Vieira, nos semáforos dos cruzamentos com a avenida Desembargador Moreira e com as ruas Joaquim Nabuco, Capitão Melo e Professor Carvalho;
  • Avenida Rui Barbosa no cruzamento com a rua Pereira Filgueiras;
  • Rua César Rossas, no cruzamento com as ruas 15 de novembro, Edite Braga e Professor Teodorico.

Por nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que 3,6% dos 1.076 semáforos da Capital apresentam instabilidade provocada por oscilações na rede de energia.

Segundo a AMC, foram contabilizadas 96 ocorrências ocasionadas por falhas elétricas. O órgão apontou que 58 já foram solucionadas, enquanto 38 estão pendentes e recebendo reparos das equipes da Autarquia em parceria com a Enel.

Em casos de instabilidade semafórica, agentes e operadores de tráfego do órgão são encaminhados para os trechos com maior circulação para auxiliar os condutores no trânsito.

Nesta terça-feira, a Capital e outras regiões do Estado registraram chuvas no início da manhã. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mais de 50 cidades registraram precipitação entre as 7 horas dessa segunda-feira, 27, às 7 horas desta terça.

O município do Crato, localizado na Região do Cariri, teve a maior chuva do período observado, com 62 milímetros, seguido por Fortaleza, com 61.4 milímetros. 

Alguns pontos da Capital registraram queda de energia devido à chuva. A Enel Distribuição Ceará informou que reforçou as equipes em campo e trabalha para normalizar o fornecimento de energia nos locais afetados.

A empresa também afirmou que realizou manobras de transferência de cargas para diminuir o impacto no serviço ao demais clientes. 

Confira a previsão do tempo no Ceará segundo a Funceme:

Terça-feira, 28/11

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva de intensidade fraca a forte em todas as macrorregiões do Estado.

Quarta-feira, 29/11

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões, sendo as chuvas mais expressivas no centro-norte do Estado.

Quinta-feira, 30/11

Céu variando de nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea do Estado. Para a região da Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns, há baixa possibilidade de chuva isolada.