Quatro suspeitos de envolvimento em morte de chefe de facção são presos em Fortaleza
Suspeitos de homicídio usavam uniformes similares aos da Polícia Civil para cometer crimesUma operação policial resultou na prisão temporária de quatro pessoas investigadas pela participação em um homicídio ocorrido em setembro deste ano, no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Na ocorrência, os criminosos, vestidos com uniformes similares aos da Polícia Civil, invadiram a casa da vítima — chefe de facção criminosa na área — e a assassinaram com disparos de arma de fogo.
Conforme informações divulgadas durante coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 27, no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), ao todo, dez pessoas estariam envolvidas no crime. A vítima, identificada como Luiz Xavier de Lima, de 34 anos, conhecido como “Chuck”, seria integrante da organização criminosa Guardiões do Estado (GDE) — na qual ocupava um cargo de liderança naquela região.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Chuck foi retirado de casa pelos criminosos, que invadiram o local com o auxílio de uma escada, e foi levado para uma rua, ainda no bairro Bom Jardim, onde foi morto. O crime foi registrado no dia 21 de setembro deste ano.
“O que chamou muito a atenção, especialmente para a gente, foi o fato de que algumas das pessoas envolvidas nesse homicídio estavam trajadas com vestimentas da Polícia Civil. Também foi encontrada uma arma, que, eventualmente, imaginamos que possa integrar alguma corporação que tenha sido furtada ou mesmo roubada em alguma situação”, destaca o delegado de Polícia Civil da 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Felipe Moreira.
Ainda segundo ele, as investigações apontam que o motivo do homicídio seria uma tentativa de avanço territorial de ações da facção que os investigados integram, o Comando Vermelho (CV), sendo a vítima, portanto, de um grupo criminoso rival.
“(Os envolvidos) já teriam, inclusive, realizado em outras oportunidades atentados no mesmo sentido, com o mesmo modos operandi de utilizar vestimentas da Polícia Civil. Dessa vez, eles acabaram matando uma pessoa, o Luiz Xavier da Silva, conhecido como ‘Chuck’, que seria a liderança da facção lá naquele local”, pontua o delegado.
Até o momento não há confirmação de que haja algum agente de segurança, da ativa ou que tenha sido afastado, esteja envolvido no caso. O delegado Felipe Moreira comenta que as investigações ainda estão em andamento quanto ao uso dos materiais associados à corporação. Ele salienta, no entanto, que o uniforme utilizado pelos criminosos não é oficial e não faz parte do acervo da PC-CE, trata-se de peças similares.
“A gente não conseguiu arrecadar nenhuma dessas vestimentas, mas imaginamos que eles devam ter alguma blusa ou, de certa forma, eles consigam gravar em algum canto, às vezes, ações nossas as pessoas conseguem copiar esses modelos e reproduzirem para utilização dessas práticas criminosas”, detalha.
Das dez pessoas que participaram do crime, seis delas foram identificadas. Já dos envolvidos identificados, quatro tiveram o mandado de prisão temporária cumprido durante a ação conjunta entre a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Os suspeitos foram identificados como Danley Marques de Moura, de 25 anos, com passagens por roubo; Victor Araújo da Costa, de 29 anos; Victor Hugo Carvalho de Sousa, de 31 anos; e Altino Neto de Sena Araújo, de 28 anos.
Durante o cumprimento das buscas, na última sexta-feira, 24, as equipes policiais flagraram Victor Hugo em posse de carregadores de arma de fogo e de metralhadora. Ainda durante a ofensiva policial, um casal identificado como Matheus Erick Lima do Nascimento, de 25 anos, e Erica França de Sousa, de 23 anos, foram presos em flagrante em posse de 1,5 kg de maconha, prontos para comercialização.
Após as capturas, os indivíduos foram conduzidos para o DHPP, onde em desfavor dos suspeitos Danley, Victor Hugo, Victor Araújo e Altino foram cumpridos as ordens judiciais. Além disso, Victor Hugo foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Já o casal foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Quatro motos, um carro, 253 munições, drogas e uma quantia em dinheiro foram apreendidos. Agora, todos os suspeitos estão à disposição da Justiça.
Denúncias
A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.
Disque-Denúncia: 181
WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181
Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP): (85) 3257-4807