População recebe Escola Areninha, mas aponta poda de árvores no Mondubim
Em meio à onda de calor, árvores de praça entregue pela Prefeitura foram alvo da chamada poda radical ou drástica. Inauguração foi acompanhada de anúncio de revitalização da Lagoa do CatãoA população do bairro Mondubim recebeu, neste sábado, 25, um novo equipamento de esporte e educação em tempo integral para a comunidade: a Escola Areninha Lagoa do Catão.
Junto com a unidade educacional, que teve um investimento de mais de R$ 1 milhão, a Prefeitura de Fortaleza também entregou aos moradores uma nova praça e anunciou a revitalização da Lagoa do Catão, espelho d’água que dá nome à escola e fica localizado nas imediações.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com o prefeito José Sarto Nogueira (PDT), trata-se de “uma requalificação generalizada num raio bem abrangente que tem como epicentro a areninha”.
“Aqui, requalificamos ruas, mas vamos requalificar a Lagoa do Catão. A gente já tem projeto, entra no pacote que eu provavelmente vou anunciar esses dias, a gente está orçando em R$ 3,5 milhões para a reurbanização da lagoa”, afirmou.
O gestor municipal destacou que, assim como as outras seis unidades da modalidade inauguradas desde 2021, a Escola Areninha Lagoa do Catão deve ampliar o acesso de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a práticas esportivas e fortalecer o aprendizado de língua portuguesa e matemática no contraturno escolar.
Observe o antes x depois da área onde foi construída a areninha:
Durante a inauguração, a secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, salientou a parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para a gestão pedagógica do equipamento. Ela também frisou que a unidade chega para fornecer ferramentas que possam transformar a vida de crianças e jovens do bairro por meio da educação e do esporte.
“A gente sabe que as regiões onde a gente está atendendo têm uma população que depende dos programas sociais. Nesse espaço eles vão estudar, criar proficiência, domínio, cidadania, para que possam seguir na sua vida conquistando outros espaços”, ressaltou.
“Além disso, a gente está cuidando da saúde física e mental deles, porque o esporte também contempla isso: socioemocional, tomada de decisão, autogestão, inclusão”, finalizou.
Moradores criticam poda drástica de árvores na praça
A vendedora Cláudia Sampaio, 42, que tem um quiosque de lanches no entorno da praça recém-inaugurada, diz que o lugar era “abandonado e servia de depósito de lixo e animais mortos”, por isso tem boas expectativas com a requalificação da área: “Agora vai ficar melhor, dá para trazer a família, trazer as crianças, dá para o pessoal colocar suas coisas para vender”.
A comerciante e seus clientes criticam, porém, a poda radical de algumas árvores no logradouro público antes da entrega da obra. A vegetação, segundo os moradores, ajudava a fazer sombra e poderia amenizar as altas temperaturas em meio à onda de calor.
A chamada poda radical ou poda drástica consiste no rebaixamento radical da copa das árvores, mudança brusca que pode ser considerada crime ambiental, já que pode causar desequilíbrio e até morte dessas plantas.
O motorista Antonio Filho, que reside no Mondubim há 25 anos e tem dois filhos pequenos, também tem boas expectativas e já começou a frequentar a nova praça, mas compartilhou a estranheza pela poda excessiva das árvores.
“A depender do horário, se não tiver uma sombra para ficar debaixo, é impossível [ficar no local]. E uma das árvores que pelaram [sic] foi justo a que fica em cima do playground das crianças”, reclama.
Para o contador Haroldo Junior, 40, um dos muitos moradores que costumam praticar exercícios na região, ter um espaço verde e ventilado como a Lagoa do Catão ajuda a “amenizar um pouco a quentura”.
“Pela tarde fica lotado de gente nos restaurantes que tem na beira da lagoa. Se melhorar, com certeza aumenta a quantidade, aumenta a sensação de segurança, dá para trazer comerciante e ajudar muita gente aqui na região”, declara.
Confira imagens da inauguração da Escola Areninha Lagoa do Catão: