Em um mês, três assassinatos são registrados em areninhas de Fortaleza
Casos foram registrados no José Walter, no Barroso e no Jangurussu
23:12 | Nov. 23, 2023
Com o caso do adolescente morto na tarde desta quinta-feira, 23, em frente à Areninha da segunda etapa do bairro Prefeito José Walter, subiu para três o número de assassinatos registrados nesses equipamentos em Fortaleza em um mês.
Além do caso do José Walter, dois jovens foram mortos em ações no Barroso e no Jangurussu. No dia 24 de outubro, uma tentativa de chacina foi registrada na areninha do Borel, na comunidade João Paulo II, bairro Barroso. Cerca de 30 tiros foram disparados na ação.
Kristian Gean de Araujo Sousa, de 14 anos, foi um dos atingidos e não resistiu aos ferimentos. Outras quatro pessoas — incluindo, dois adolescentes, de 12 e 13 anos — também foram feridas, mas sobreviveram.
Dois homens foram presos suspeitos do crime: Edivanio da Silva Nascimento, de 22 anos e Lucas Felix de Sousa, 26 anos. Conforme a investigação, eles seriam integrantes da facção Massa Carcerária e realizaram o ataque porque o João Paulo II tem atuação do Comando Vermelho (CV). As vítimas, porém, foram atingidas aleatoriamente, não tendo ligação com organizações criminosas.
Na manhã seguinte ao crime, um outro assassinato foi registrado na região foi registrado, no que seria uma retaliação pelo crime que vitimou Kristian Gean. Conforme a Polícia Civil, Carlos Bruno Gomes Diniz, de 21 anos, foi morto no Barroso II, onde age a Massa, por integrantes do CV.
Também neste crime a vítima foi escolhida de maneira aleatória. “Quanto às circunstâncias, extraiu-se que a vítima era morador do bairro Barroso, contava apenas com 21 anos de idade, era um rapaz trabalhador, não era envolvido com o crime e também não fazia uso de drogas ilícitas, trabalhava com a confecção de sacolas em um estabelecimento próximo a sua residência”, afirmou denúncia do Ministério Público Estadual (MPCE) contra os dois suspeitos do crime.
Leia mais
“No dia e horário do crime, a vítima estava a caminho do trabalho quando fora surpreendido com a chegada de um um veículo automotor Honda Fit, de cor azul, [...] conduzido pelo denunciado Édio Silva de Almeida. Do veículo, desembarcaram o denunciado Marcus Diniz Tabosa, v. ‘Lorim’ e um comparsa, ainda não identificado, sacaram armas de fogo e efetuaram vários disparos certeiros e mortais contra a vítima, tendo abandonado o cadáver na via pública”.
Em 3 de novembro, um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Areninha do Sítio São João, no bairro Jangurussu. O crime foi praticado por dois homens em uma moto que, até o momento, não foram identificados.