Av. Francisco Sá: linhas de ônibus serão alteradas a partir do próximo dia 29
As ruas Monsenhor Dantas e Padre Clemente Fernandes terão readequação da velocidade para 40 km/h
17:43 | Nov. 23, 2023
Um novo binário será instalado na avenida Francisco Sá e na rua Monsenhor Dantas, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Com a mudança, 11 linhas de ônibus terão o itinerário alterado definitivamente a partir da próxima quarta-feira, 29, após a conclusão dos serviços. Os ônibus que hoje trafegam no contrafluxo da av. Francisco Sá serão transferidos para a rua Monsenhor Dantas.
A intervenção fará com que a av. Francisco Sá passe a operar no sentido leste-oeste, no trecho compreendido entre a Rua Adriano Martins e Pedro Clemente Fernandes. Já a Rua Monsenhor Dantas continuará operando no sentido contrário (oeste-leste).
Confira as linhas impactadas:
(32) Av. Borges de Melo/Papicu II
(35) Corujão/Av. Paranjana II
(42) Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu
(70) Cuca Barra/Parangaba
(106) Floresta/Centro
(110) Vila do Mar/Centro
(111) Jardim Iracema
(112) Álvaro Weyne/Centro
(114) Cj. Nova Assunção/Francisco Sá
(115) Jardim Guanabara/Centro
(140) Vila do Mar/Centro II/ES
As linhas que vêm no sentido Barra do Ceará/Centro irão entrar na rua Pedro Clemente à esquerda e depois à direita na rua Monsenhor Dantas, seguindo até o Centro da Cidade.
O sistema binário de trânsito, projetado para ser implementado na Av. Francisco Sá, tem como objetivo converter vias paralelas e próximas, que permitem o tráfego em ambas as direções, em vias de sentido único.
De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), a medida “é necessária para reduzir os conflitos e riscos de acidentes, principalmente envolvendo pedestres”. Segundo a pasta, de janeiro de 2019 a junho deste ano, foram registrados 77 sinistros com vítimas na avenida Francisco Sá, sendo nove atropelamentos.
O projeto inclui melhorias no pavimento, na sinalização e uma ciclofaixa bidirecional na Francisco Sá, entre a avenida Filomeno Gomes e rua Padre Anchieta, permitindo a conexão entre as infraestruturas cicloviárias que já existem nas ruas José Jatahy e Padre Anchieta.
Também está previsto a readequação da velocidade de 40 km/h nas ruas Monsenhor Dantas e Padre Clemente Fernandes, além de alargamento de calçadas, extensão de passeio e esquinas seguras.