127 policiais atuarão por dia nas ruas do Centro de Fortaleza até janeiro de 2024
O policiamento contará com agentes a pé, em veículos motorizados e de bicicleta até janeiro de 2024.
15:01 | Nov. 17, 2023
A Operação Centro Seguro 2023, lançada na manhã desta sexta-feira, 17, garantirá o reforço de 127 policiais por dia nas ruas do Centro de Fortaleza até janeiro de 2024. A ação busca trazer mais segurança e tranquilidade para a região durante as festas de fim de ano, conforme a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). O policiamento contará com agentes a pé, em veículos motorizados e de bicicleta.
“Todos nossos índices de segurança pública estão reduzindo em relação ao ano passado”, destaca Klênio Savyo, comandante-geral da PMCE. “Aqui no Centro não vai ser diferente. Estamos abordando um [aumento] de 40% no efetivo, que já existe de forma ordinária, para dar segurança à nossa população.”
Leia mais
A ação, além disso, vai ocorrer de forma integrada com as outras forças de segurança do Estado. Ou seja, em conjunto com a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Perícia Forense.
Vera, 55, que prefere se identificar apenas pelo primeiro nome, era uma das pessoas que passavam pelo Centro durante o lançamento operação, nesta manhã. Ela trabalha com a elaboração de pesquisas pela Capital, por vezes no Centro. “Falta muita segurança de, tipo, andar com o aparelho celular nas ruas, nesse sentido. Às vezes, prefiro fazer algumas compras no shopping, porque é mais seguro", cita.
Eliene Alves, 50, costuma passar pela região com frequência. “Na maioria das vezes, sem esse policiamento, a pessoa se sente insegura. Como tem mais [agentes], no momento, a pessoa fica mais tranquila”. Ela, no entanto, também compartilha o medo de andar com o celular na mão. “É um perigo, nesse sentido.”
Assis Cavalcante, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, ressaltou durante o lançamento que a operação “é de muita valia para todos nós que estamos no varejo". "Não só pela segurança do nosso patrimônio, mas também pela segurança dos nossos empregados, também dos nossos consumidores.”
Ele lembra que a época do Natal é o período do ano de maior fluxo no Centro, pois a região é o maior ponto de compras no Estado, segundo ele. "Então, as pessoas vêm naturalmente. Quem é o consumidor do Centro de Fortaleza? Aquele pessoa que sabe que aqui tem de tudo. Além da oportunidade do consumidor ter [acesso] a um preço mais competitivo, porque ele negocia direto com o dono, muitas vezes.”