Fortaleza: moradores reclamam de problemas de iluminação em trecho de avenida
Área fica situada próximo ao cruzamento com a Avenida da Universidade. Prefeitura alega que mandará uma equipe ao local para fazer manutenções necessáriasUma das vias de intenso movimento de Fortaleza, a avenida Domingos Olimpío enfrenta, há pelo menos seis meses, problemas de iluminação em trecho próximo ao cruzamento com a Avenida da Universidade. Populares que residem e trabalham na área reclamam do escuro e relatam aumento da sensação de insegurança. Prefeitura diz que vai mandar uma equipe ao local para fazer manutenções necessárias.
O POVO esteve na região tanto na sexta-feira, 10, como na segunda-feira, 13, durante o início da noite, em horários onde a circulação de veículos e de pedestres é geralmente maior. Na ocasião, foi observado que alguns postes instalados no local só tinham uma das duas lâmpadas instaladas funcionando.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais: 20 de novembro é Dia da Consciência Negra: por que não é feriado nacional
Com o serviço apresentando visivelmente problemas, a localidade fica tomada em parte pelo escuro, o que preocupa quem precisa passar todos os dias pela área. É o caso de Osvaldo Moreira, 67.
O porteiro, que trabalha em um dos prédios da região, recentemente instalou piscas-piscas no edifício e conta que a iluminação natalina, além de ser um atrativo, também ajuda a iluminar o espaço da avenida que está com as luzes aparentemente queimadas: "A iluminação aí fora está péssima".
Luci Gomes, 65, mora na área e aponta o sentimento de insegurança que o escuro da avenida tem causado. A trabalhadora doméstica pontua que a região, por registrar movimento intenso de passantes, devia receber mais atenção da Prefeitura, assim como outras "localidades da Cidade".
Além disso, ela conta que há pelo menos seis meses liga para o número 156, que é um contato de serviço da Coordenadoria Especial de Limpeza Urbana, vinculada a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na tentativa de resolver a situação no trecho da avenida.
Segundo a moradora, na ligação atendentes sempre afirmam que o problema será resolvido, mas isso nunca ocorre: "Tá com mais de seis meses que eu ligo, eu ligo um dia sim e outro não pra lá".
Prefeitura alega que vai mandar equipe ao local
O POVO procurou a Enel Ceará e, de acordo com órgão,o trecho em questão se trata de iluminação pública, sendo a manutenção de responsabilidade somente da prefeitura municipal.
Já a SCSP garantiu, em nota enviada na manhã dessa segunda-feira, 13, que "uma equipe técnica será enviada ao local para verificar a situação e realizar as manutenções necessárias", mas não informou data. Conforme observou O POVO, no inicio da noite do mesmo dia o problema ainda persistia.
O POVO também levou à secretaria as reclamações da moradora que afirma procurar órgão há seis meses, mas a pasta não se manifestou. "A Prefeitura de Fortaleza reforça que os serviços de manutenção da iluminação pública devem ser solicitados via Central 156", frisou ainda em nota.
Leia mais