Exposição de animais é atração para crianças durante feriado em Fortaleza
Mais de cinco mil animais estão expostos na Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). O evento teve início no domingo, 12, e segue até o próximo domingo, 19, com programação das 8 às 22 horasA edição deste ano da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece), em Fortaleza, conta com mais de cinco mil animais, sendo uma das principais atrações para as crianças que visitaram o evento na manhã desta quarta-feira, 15, feriado da Proclamação da República. Entre os animais estão bois, cavalos e bezerros, e o evento acontece no Parque de Exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo, onde o evento ocorre.
A exposição agropecuária teve início no domingo, 12, e segue até o próximo domingo, 19, com programação das 8h às 22 horas. A expectativa é que mais de 150 mil pessoas visitem o local até o último dia de exposição. Para ter acesso, os visitantes pagam R$ 8. O acesso é livre para crianças de até 12 anos, crianças autistas e acompanhantes, além de pessoas acima de 60 anos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre as atrações para a turma que estava acompanhada dos pais e responsáveis, está o passeio com o pônei e a visita aos currais. A professora Janete Carvalho, 38, trouxe o filho João Lucas, de 7 anos, para conhecer, principalmente, os cavalos. Os dois vieram do município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Segundo a professora, o filho é apaixonado por animais de fazenda e então ela aproveitou o feriado para trazê-lo. “Meu filho ama o universo da fazenda e aqui ele tem a oportunidade de ver tudo, andar de pônei, a cavalo e ver os animais. A gente veio explorar tudo”, comenta.
Visitar a Expoece é uma tradição da família do bancário Nelinho Vasconcelos, 43. Ele conta que começou ainda com o seu avô e passou para o seu pai. Ele, agora, segue o mesmo caminho e, anualmente, traz o filho de 5 anos, Miguel Vasconcelos.
“Meu pai me trazia e agora eu trago o meu filho. Ele adora! É importante esse contato com os animais. Ele pega o feno para dar aos cavalos, os caprinos também. A gente espera ver tudo hoje”, conta o bancário.
Outro destaque de atrações para as crianças são os brinquedos infláveis, mágico, palhaço, malabarismo, bolhas de sabão, além da venda de brinquedos e barraquinhas com pescaria e jogo de argolas. Um parque de diversões também garante a alegria das crianças.
É a primeira vez que a engenheira civil Letícia Marques, 29, visita a exposição com a filha de 1 ano e sete meses, Gabriela Marques. A possibilidade de conhecer os animais que a filha encontra nos livros foi o que moveu Letícia. “É outra coisa, e ela está encantada com tudo. É muito importante esse contato”, disse.
Número de animais expostos tem aumento de 25% em relação ano passado
O número de animais expostos teve um aumento de 25% neste ano em relação ao ano passado. São cinco mil animais nesta edição, ano passado o evento teve quatro mil, entre aves, bovinos, caprinos, equinos e ovinos.
Um dos destaques da programação é o ranch sorting, uma prova equestre originada do trabalho de fazenda em que é necessário separar o gado de um curral para outro. Além disso, o evento inclui uma série de concursos de raças de diversas espécies.
Além dos animais, os visitantes também podem aproveitar a venda de diversos produtos agropecuários e pratos da culinária regional, como tapioca, queijo, leite, mel, rapadura, assim como artigos de decoração para o lar.
Agricultura familiar
A exposição dos produtos da agricultura familiar também é um dos destaques da Expoece. O comerciante Carlos Amorim, 52, expõe os produtos no evento desde 2016. No estande do agricultor, os visitantes podem garantir produtos a partir da mandioca, como farinha, goma fresca, goma seca e tapioca.
O agricultor do município de Itapipoca, a 139 quilômetros de Fortaleza, destaca que a Expoece é o principal evento da agricultura do Estado. “A sente orgulho de estar aqui. As pessoas vêm nossos produtos, comem e comprar, o mais importante. Elas conseguem ver a riqueza que é nossa região, o nosso Estado”, diz. Para Carlos, a exposição mostra possibilitar a reunião de diversos agricultores do estado. “É um troca”, pontua.
A Expoece faz parte do calendário de eventos tradicionais de Fortaleza desde 1954. O evento é realizado pela Associação de Criadores do Ceará (ACC) e tem o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Enel e do Banco do Nordeste.
Serviço
Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) 2023
Quando: 12 a 19 de novembro
Horário: 8 às 22 horas
Onde: Parque de Exposições Gov. César Cals
Avenida Sargento Hermínio Sampaio, 2677, bairro Monte Castelo
Informações: @expoeceacc e (85) 99405.8582