Papai Noel dos Correios: cartinhas de natal podem ser enviadas e adotadas até 14 de dezembro
Objetivo é atender seis mil cartinhas de crianças este ano. Para adotar, basta comparecer a uma agência participante ou acessar o site da campanha
20:48 | Nov. 14, 2023
Materiais escolares, brinquedos, bolas e camisas de futebol, sapatos e itens de maquiagem são alguns dos pedidos das crianças que enviam cartinhas para o bom velhinho por meio do projeto Papai Noel dos Correios. No Ceará, a campanha teve início nesta terça-feira, 14, e deve seguir até o dia 14 de dezembro. A expectativa é atender 6 mil desejos de meninos e meninas este ano.
As cartinhas escritas por crianças da sociedade e de instituições de ensino, matriculadas até o 5º ano do fundamental, são anualmente encaminhadas às agências dos Correios para adoção da sociedade. Neste ano, as cartas novamente poderão ser adotadas e enviadas fisicamente nas agências dos Correios participantes e também no blog da campanha.
Saiba mais | Como enviar e adotar uma cartinha de Natal dos Correios
A pequena Kailane Freitas, de 11 anos, faz parte da Associação Circolar Sr. Juarez, que realiza aulas de teatro de bonecos, palhaçaria e capoeira para crianças do Eusébio. Ela, que sonha em ser professora de Português, pediu na cartinha para ser presenteada com um kit de materiais escolares.
“Me comportei muito bem esse ano, tirei notas boas e fui muito elogiada pela minha mãe. Pedi pro Papai Noel materiais escolares pra eu estudar no próximo ano. Pra mim, não pode faltar as canetinhas coloridas, os lápis de cor e borrachas. Tô torcendo pra ele realizar”, diz.
No Ceará, 20 agências dos Correios participam da ação, 15 delas estão situadas em Fortaleza, a exemplo das unidades do Centro, Aldeota, Parangaba e no Iguatemi. As outras cinco estão distribuídas nos municípios de Caucaia, Maracanaú, Sobral, Itapipoca e Juazeiro do Norte.
Alunos da Escola Municipal Alba Frota, no Centro de Fortaleza, Daniel Kauã, 10, e Mariana Cabral, 11, têm desejos diferentes para o Natal deste ano. Enquanto ele sonha com uma chuteira para participar das aulas da escolinha de futebol, ela pediu para o bom velhinho presenteá-la com um livro.
“Com a chuteira vou poder jogar no campo perto de casa e treinar bastante pra me tornar um atleta profissional no futuro”, conta Daniel. “Ano passado, eu queria um patins, mas acho que o Papai Noel não atendeu por ser muito caro. Então, esse ano pedi um livro”, comenta Mariana.
Como surgiu a campanha Papai Noel dos Correios
A campanha natalina da estatal já ocorre há 34 anos e surgiu a partir da iniciativa dos próprios carteiros da empresa. A superintendente dos Correios no Ceará, Iranilda Rufino, conta que quando chegava o período de Natal, várias crianças costumavam enviar cartinhas para o Papai Noel por meio das agências da estatal.
“Sem saber ao certo o que fazer com essas correspondências, os entregadores passaram a levar algumas para casa e atender os pedidos de forma particular. Recolhendo as cartas e deixando o presente nas portas das crianças”, relembra Iranilda.
Tamanha a repercussão do gesto dos colaboradores que há mais de três décadas a campanha Papai Noel dos Correios se tornou uma das maiores campanhas natalinas do Brasil. “Em 2022, cerca de 187 mil cartas foram adotadas em todo o Brasil, sendo 4.800 delas só aqui no Ceará. É um projeto que nos faz muito felizes e desperta o espírito natalino que existe em cada um de nós”, diz a superintendente.
O projeto visa ainda manter a relação de impessoalidade entre o padrinho e a criança, levando em conta a segurança dos pequenos e a preservação da fantasia de que foi o próprio Papai Noel quem enviou o presente. “O intuito é manter viva a magia do Natal. Portanto, basta o padrinho ou madrinha deixar o presente em uma das nossas agências até o dia 14 de dezembro que nós nos responsabilizamos para entregá-lo na casa de cada criança de forma gratuita”, destaca Iranilde.