Estudantes de Fortaleza começam a usar passagens gratuitas
Duas passagens gratuitas, nos dias letivos, são disponibilizadas para matriculados nas redes pública e privada de ensinoEstudantes de Fortaleza passaram a utilizar o chamado Passe Livre Estudantil na manhã desta segunda-feira, 13. A medida é válida somente durante os dias letivos e garante até duas passagens gratuitas para alunos das redes pública e privada de ensino.
Segundo relatos, as primeiras horas de atividade do projeto têm sido positivas, com poucos problemas registrados para a obtenção gratuidade. Uma das beneficiadas com o passe livre, Ivna Siqueira, 21, pega quatro ônibus por dia e conta que o projeto trará mais tranquilidade nos deslocamentos dela de ida e volta da faculdade.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Eu sou do Crato e ainda dependo dos meus pais financeiramente. Eu via uma preocupação muito grande da minha mãe quando ela ia mandar dinheiro, de mandar o dinheiro da passagem para ela ter certeza que pelo menos o de ir para a faculdade e voltar para casa todo dia está garantido. Agora com o passe livre vai ser mais tranquilo pro bolso dela, para o meu e o de todo mundo”, afirma estudante de Moda na Universidade de Fortaleza (Unifor).
Além da economia, o passe também deve ajudar as famílias a garantirem uma maior frequência das crianças na escola. Esse é o caso de Natália Paiva, 38, mãe de Andressa, 16, e das pequenas Ana Carla, 7, e Ana Caroline, 6, que devido à idade precisam ser acompanhadas até a escola.
“Quando eu não tinha dinheiro para deixar elas no colégio elas não iam, porque além de carregar o meu, eu tinha que carregar o delas três. Agora vai ser bem melhor”, conta a pieira (responsável pela lavagem de utensílios de cozinhas).
Serviço
Em casos de dúvidas ou problemas com o passe livre estudantil, a população pode entrar em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceara (Sindiônibus) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), de segunda a sexta, das 8 e às 17 horas, pelos números:
Sindiônibus: (85) 4005 0956
Tira-dúvidas Etufor: (85) 3452 557