Centro de Educação Infantil é inaugurado no Pirambu e deve atender 188 crianças

Estrutura conta com três pavimentos, além de espaços de lazer e educação com vista para o mar

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, nesta segunda-feira, 13, mais um Centro de Educação Infantil (CEI), no bairro Pirambu. Com a nova unidade, já são 185 espalhadas pela Capital. O espaço deve atender 188 crianças com idades entre 6 meses a 3 anos.

Entre as novidades do CEI Maria Dalva dos Santos, está a infraestrutura da edificação. O centro é o primeiro a contar com três pavimentos, sendo composto por 1,5 mil metros quadrados de área construída. O equipamento conta com rampas acessíveis, salas de aula, berçário, Pátio Naturalizado, playgrounds, Sala de Inovação e Tecnologias, sala de amamentação, cozinha, refeitório, banheiros acessíveis e salas para o núcleo gestor.

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Para a construção total da nova unidade, a Prefeitura investiu R$ 4,7 milhões na estrutura e R$ 192.300,39 para o mobiliário. Dos 185 CEIs de Fortaleza, 29 foram entregues durante a gestão do prefeito José Sarto, todos com o atendimento de berçário. Outras 16 unidades de Educação Infantil estão em construção. A previsão é que até o fim de 2024, serão 50 novos CEIs incorporados ao parque escolar da Rede Municipal.

“Estamos equipando essa área que tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com a presença positiva da Prefeitura. É um equipamento que estamos entregando para a população, no qual as crianças que virão para cá, além do cuidado da proteção alimentar, ainda terão acesso a uma pedagogia de ponta — o que coloca Fortaleza como a Capital com melhor qualidade de ensino do Brasil”, diz o prefeito.

As crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI) da Rede Municipal de Ensino recebem cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso na rotina da unidade escolar.

A proposta é oferecer um espaço ao ar livre com brinquedos e instrumentos desenvolvidos a partir de elementos naturais e repletos de possibilidades de interação, exploração e criação. Já existem CEIs em bairros como Jangurussu, Dendê, Jardim América, Fátima, Parreão e outros.  

Creche-escola deve beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social

Presente na inauguração, Alessandra Alberto, 27, é mãe de uma das crianças que vai estudar na CEI do Pirambu. O pequeno, chamado de Murilo, de 3 anos, estava a cerca de dois anos esperando por uma vaga. “Eu achei [a estrutura] ideal. A gente estava precisando há muito tempo aqui no bairro, só tem duas aqui perto”.

Antes de conseguir uma vaga, Alessandra tinha que pagar uma pessoa para cuidar do filho. “Agora vai ajudar bastante, porque ele vai ficar o dia todo [no equipamento]. Vou poder trabalhar despreocupada”, comenta.

A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, afirma que os investimentos na rede pública de ensino, com foco na primeira infância, são tratados como uma prioridade para a gestão municipal. Isto porque, segundo ela, é a partir da educação que se constrói “uma cidade menos violenta, mais inclusiva e com as crianças sendo preparadas para liderar a nossa sociedade no futuro”.

“Aqui as nossas crianças vão ter a oportunidade de desenvolver todas as suas habilidades e as múltiplas linguagens, com o tripé do brincar, do educar e do cuidar — que contempla alimentação, higiene e profissionais preparados para desenvolver esses estímulos”, aponta a secretária.

Além disso, ela elenca que os fatores considerados ao planejar as localidades dos CEIs em Fortaleza giram em torno da vulnerabilidade social vivenciada por aquelas comunidades. Para as matrículas nessas instituições são priorizadas crianças com alguma deficiência e/ou com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).

“Um dos critérios (levados em conta para a construção dos equipamentos nos locais determinados) é a vulnerabilidade social das famílias daquela região. A partir do equipamento, damos a elas a possibilidade de buscar por melhores oportunidades de vida, enquanto o filho está na creche-escola”, detalha.

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