Arquidiocese de Fortaleza realiza missa de agradecimento pelo trabalho de dom José Antonio

Novo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, deve tomar posse em 15 de dezembro

A Arquidiocese de Fortaleza realizará uma missa de agradecimento ao arcebispo emérito, dom José Antonio, que se despede do Governo Pastoral no próximo mês, após 24 anos de trabalho. O sacerdote anunciou o envio da carta de renúncia ao cargo em maio deste ano, sendo ela aprovada pelo papa Francisco em outubro. A celebração de ação de graças está marcada para o dia 9 de dezembro, às 9 horas da manhã, na Catedral.

O novo arcebispo a assumir a condução da instituição em Fortaleza será dom Gregório Ben Lâmed Paixão. Ele atuava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Para recebê-lo e desejar as boas-vindas à Capital, a Arquidiocese também fará uma missa de posse no dia 15 de dezembro, também na Catedral, às 19 horas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Vivemos um tempo novo em nossa Arquidiocese, marcado pela gratidão ao nosso Arcebispo emérito, Dom José Antonio, por seu frutuoso pastoreio, e na expectativa da vinda do nosso querido Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo nomeado para esta Igreja Local. Por tudo, damos graças ao bom Deus que conduz o Seu povo através de nossos pastores”, diz a Arquidiocese em publicação nas redes sociais.

Dom José Antonio já havia anunciado em fevereiro deste ano, no lançamento da Campanha da Fraternidade, que enviaria o documento. O abandono do cargo está previsto no regulamento do Direito Canônico, no qual os bispos, ao alcançarem os 75 anos de idade, devem enviar uma carta de renúncia ao papa.

O envio do ofício, no entanto, só veio a ser realizado em maio deste ano. No entanto, para a renúncia ser validada, é necessária a aprovação do pontífice, que aconteceu em outubro junto com a nomeação de dom Gregório Ben Lâmed Paixão como novo arcebispo de Fortaleza.

Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, por sua vez, assumirá o cargo no próximo mês. A foto oficial do sacerdote foi divulgada nessa terça-feira, 7, nas redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza. Natural de Aracaju, em Sergipe, o futuro arcebispo, de 56 anos, ingressou, em 1983, no Mosteiro de São Bento da Bahia.

Desde então, veio exercendo diversas funções dentro das paróquias das quais fez parte, tornando-se bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia durante quatro anos e, em 2012, eleito bispo da Diocese de Petrópolis pelo Papa Bento XVI.

Conhecido pela simpatia, o bispo contou, em entrevista exclusiva disponível para assinantes da plataforma O POVO+, que deve chegar à Capital na véspera da missa de posse e que aceitou o convite do papa para assumir o cargo com o “coração aberto”.

“Vou chegar faltando apenas um dia para a minha posse, porque tenho muitos compromissos ainda aqui (em Petrópolis). Eu realmente gosto muito de levar sustos. Vou chegar aí no susto e vocês vão me conhecer”, brincou.

Serviço

Missa em Ação de Graças pelos 24 anos de Governo Pastoral de dom José Antonio
Endereço: Catedral Metropolitana de Fortaleza — R. Sobral - Centro, Fortaleza - CE, 60030-030
Data: 9 de dezembro (domingo)
Horário: 9 horas

Missa de Posse de dom Gregório Paixão
Endereço: Catedral Metropolitana de Fortaleza — R. Sobral - Centro, Fortaleza - CE, 60030-030
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: 19 horas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dom josé antonio arquidiocese de fortaleza renúncia arcebispo dom josé dom gregório paixão igreja católica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar