Arquidiocese de Fortaleza realiza missa de agradecimento pelo trabalho de dom José Antonio
Novo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, deve tomar posse em 15 de dezembroA Arquidiocese de Fortaleza realizará uma missa de agradecimento ao arcebispo emérito, dom José Antonio, que se despede do Governo Pastoral no próximo mês, após 24 anos de trabalho. O sacerdote anunciou o envio da carta de renúncia ao cargo em maio deste ano, sendo ela aprovada pelo papa Francisco em outubro. A celebração de ação de graças está marcada para o dia 9 de dezembro, às 9 horas da manhã, na Catedral.
O novo arcebispo a assumir a condução da instituição em Fortaleza será dom Gregório Ben Lâmed Paixão. Ele atuava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Para recebê-lo e desejar as boas-vindas à Capital, a Arquidiocese também fará uma missa de posse no dia 15 de dezembro, também na Catedral, às 19 horas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Vivemos um tempo novo em nossa Arquidiocese, marcado pela gratidão ao nosso Arcebispo emérito, Dom José Antonio, por seu frutuoso pastoreio, e na expectativa da vinda do nosso querido Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo nomeado para esta Igreja Local. Por tudo, damos graças ao bom Deus que conduz o Seu povo através de nossos pastores”, diz a Arquidiocese em publicação nas redes sociais.
Dom José Antonio já havia anunciado em fevereiro deste ano, no lançamento da Campanha da Fraternidade, que enviaria o documento. O abandono do cargo está previsto no regulamento do Direito Canônico, no qual os bispos, ao alcançarem os 75 anos de idade, devem enviar uma carta de renúncia ao papa.
O envio do ofício, no entanto, só veio a ser realizado em maio deste ano. No entanto, para a renúncia ser validada, é necessária a aprovação do pontífice, que aconteceu em outubro junto com a nomeação de dom Gregório Ben Lâmed Paixão como novo arcebispo de Fortaleza.
Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, por sua vez, assumirá o cargo no próximo mês. A foto oficial do sacerdote foi divulgada nessa terça-feira, 7, nas redes sociais da Arquidiocese de Fortaleza. Natural de Aracaju, em Sergipe, o futuro arcebispo, de 56 anos, ingressou, em 1983, no Mosteiro de São Bento da Bahia.
Desde então, veio exercendo diversas funções dentro das paróquias das quais fez parte, tornando-se bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia durante quatro anos e, em 2012, eleito bispo da Diocese de Petrópolis pelo Papa Bento XVI.
Conhecido pela simpatia, o bispo contou, em entrevista exclusiva disponível para assinantes da plataforma O POVO+, que deve chegar à Capital na véspera da missa de posse e que aceitou o convite do papa para assumir o cargo com o “coração aberto”.
“Vou chegar faltando apenas um dia para a minha posse, porque tenho muitos compromissos ainda aqui (em Petrópolis). Eu realmente gosto muito de levar sustos. Vou chegar aí no susto e vocês vão me conhecer”, brincou.
Serviço
Missa em Ação de Graças pelos 24 anos de Governo Pastoral de dom José Antonio
Endereço: Catedral Metropolitana de Fortaleza — R. Sobral - Centro, Fortaleza - CE, 60030-030
Data: 9 de dezembro (domingo)
Horário: 9 horas
Missa de Posse de dom Gregório Paixão
Endereço: Catedral Metropolitana de Fortaleza — R. Sobral - Centro, Fortaleza - CE, 60030-030
Data: 15 de dezembro (domingo)
Horário: 19 horas