Serviços de manutenção do VLT passam a ser realizados no bairro Vila União

Transferência buscar mais eficiência na prevenção e conserto de problemas nos veículos, conforme a Seinfra. Local tem, além de oficina mecânica, guarita, posto de lavagem e casa de máquinas

09:56 | Nov. 10, 2023

Por: Kleber Carvalho
Prédio do Centro de Manutenções do VLT, na estação Vila União (foto: Divulgação/Secretaria da Infraestrutura do Ceará)

Os serviços de prevenção e consertos voltados ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza passaram a ser realizados pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) a partir dessa quinta-feira, 9, em equipamento exclusivo para manutenção. Os trabalhos agora serão realizados no Centro de Manutenção do VLT localizado na Estação do bairro Vila União, na Capital.

A transferência busca dar mais celeridade às demandas dos veículos da linha Parangaba-Mucuripe, conforme a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seifra). Os serviços antes eram realizadas na oficina da Linha-Sul do Metrofor, no município de Pacatuba, o que gerava um maior deslocamento e gastos.

Nessa quinta, prédio do Centro de Manutenção foi repassado por meio de assinatura do Termo de Transferência e Entrega de Bens pela Seinfra ao Metrofor, que assume o equipamento, construído em um terreno de 7.071,43 metros quadrados.

“Este equipamento é de extrema importância para a operação da Linha Nordeste (VLT Parangaba-Mucuripe) pois proporcionará mais agilidade nos serviços que forem necessários, tanto de manutenções preventivas como de manutenções corretivas”, afirma o presidente do Metrofor, Plínio Saboya, em nota.

Prédio terá outras funções além da manutenção

Além da oficina mecânica para manutenção dos trens do Ramal Parangaba-Mucuripe, em operação desde 2018, e do futuro Ramal Aeroporto, o Centro de Manutenção do VLT tem guarita, posto de lavagem com abastecimento, bloco de apoio, além de depósito de ar comprimido, casa de máquinas e setor administrativo.

Com investimento em torno de R$ 25 milhões, o equipamento terá medidas de consumo sustentável, como 700 placas fotovoltaicas para uso de energia solar e máquina de lavar automatizada para reutilização de água.