Fortaleza não registra casos de raiva em humanos há 20 anos; veja onde vacinar cães e gatos

Campanha Antirrábica 2023 começará oficialmente neste sábado, 11, com o Dia "D" de vacinação. Na manhã desta quinta, 9, ações educativas marcaram lançamento da campanha em praça do bairro Vila União

13:16 | Nov. 09, 2023

Por: Gabriel Damasceno
Fortaleza está há 20 anos sem registrar casos de raiva em seres humanos. Dia D da vacinação antirrabica será neste sábado, 11 (foto: FÁBIO LIMA)

A capital cearense está há 20 anos sem registrar casos de raiva em seres humanos, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Para manter o índice, a Prefeitura de Fortaleza lançou nesta quinta-feira, 9, a Campanha Antirrábica 2023 em uma mobilização na Praça Haroldo Jorge Vieira, no bairro Vila União. Foram realizados, durante a ação desta manhã, atividades educativas, demonstração de adestramento e exposição de bem-estar animal com distribuição de material informativo, além da vacinação de cães e gatos.

“A Campanha Antirrábica é uma estratégia de imunização de cães e gatos. Neste ano, a gente está comemorando 20 anos, duas décadas, sem raiva humana na cidade de Fortaleza. Essa conquista só [foi] possível por conta da vacinação”, destaca Atualpa Soares, gerente da Célula de Vigilância Ambiental da SMS.

A campanha vai começar oficialmente neste sábado, 11, com o Dia "D" de vacinação. Nesta quinta-feira, a solenidade foi uma preparação para que a população conheça o evento.

No Dia "D", serão disponibilizados mais de 200 pontos de vacinação em toda a Cidade, das 8 às 17 horas, para contemplar os animais de estimação a partir de três meses de idade, com exceção daqueles que estiverem doentes ou passaram por cirurgias recentes.

“Nós vamos estar esperando [a população] de braços abertos. É colocar o bloco na rua, vamos enfeitar a cidade de cão e gato no sábado para deixar Fortaleza livre da raiva humana por mais e mais anos”, diz Atualpa.

Rosa Maria Silva, 46, é tutora de dois cachorros: Romeu, 6, um poodle, e Maia, 2, uma shih-tzu. Ela foi uma das pessoas que levou seus animais para vacinação no lançamento da campanha. “Trouxe eles para tomarem as vacinas, aí [também] teve a coleirinha e o remédio para verme. 'Tá' muito legal.”

“Uma campanha dessa é muto boa. Tem muitos cachorros que precisam [da imunização], principalmente os bichinhos que ficam na rua, que os donos abandonam. Isso é muito bom para os cachorros”, adiciona ela.

Louise Duarte, 29, acredita que é de extrema importância a vacinação dos animais. Ela levou dois vira-latas para o lançamento. Eles têm nomes de músicos: Belchior, de pelo menos 2,5 anos, e Elis Regina, de pelo menos 5.

“A questão da gratuidade vai ajudar a ser mais acessível, principalmente para a população mais carente que é mais difícil de manter essa rotina. Fora as questões de saúde pública”, opina.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso central e pode ser fatal, tanto para animais quanto humanos. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis, raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Ela pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas, lambidas ou arranhões. Os animais infectados costumam apresentar sintomas como agressividade, tristeza, salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

“O principal ponto que a gente chama a atenção da população é que não tem que estar atrás de animal para interagir. A gente [deve] interagir com animal que a gente conhece. Até animal de rua, nossa recomedação é a não interação, porque você não sabe o histórico”, aconselha Atualpa Soares.

Até outubro de 2023, 22.884 doses da vacina antirrábica humana foram aplicadas nas unidades de saúde. Em 2022, foram 24.371 aplicações.

“Agora, isso também não é um estímulo a maltrato. O animal [deve] ficar na sua posição e o ser humano na dele. Obviamente, se [você] notar algum comportamento diferente, busque as entidades que possam avaliar”, adiciona o gerente da Célula de Vigilância Ambiental.

Meta de vacinação

Fortaleza tem como meta vacinar 417 mil animais até o final do ano de 2023. Em 2022, foram vacinados 322.320 animais na Capital, sendo 211.769 cães e 110.551 gatos. “Fortaleza tem cumprido essa meta [nos anos anteriores]. Então, o principal, é contar com o apoio da população. A gente só cumpre a meta porque a população se sensibiliza", completa Atualpa Soares.

Serviço

Dia "D" da Vacinação Antirrábica 2023

Quando: Sábado, 11 de novembro, das 8 às 17 horas
Locais de vacinação