Centro de Humanidades III da UFC deve ser desativado, conforme reitor

O plano é reformar o Centro de Humanidades II, no Benfica, e construir um novo prédio para abrigar os cursos de Ciências Sociais

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, contou nesta quarta-feira, 8, em visita ao O POVO, que o Centro de Humanidades III (CH3), no bairro universitário Benfica, em Fortaleza, deve ser desativado segundo o projeto de nova estrutura dos cursos de Ciências Sociais.

No plano de reforma, os cursos passariam a um prédio que deve ser construído no Centro de Humanidades II (CH2), também no Benfica. De acordo com o reitor, a universidade está negociando um espaço físico na Avenida Carapinima, ligado ao CH2.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Nós temos projetos de criar a nova estrutura para as Ciências Sociais, e a ideia é que isso seja no CH2, e aí o CH vai ficar: CH1 (Centro de Humanidades I) e CH2, então esse é o planejamento, criar um prédio que comporte, que receba bem Ciências Sociais graduação, pós-graduação”.

“Nós estamos negociando um espaço físico que tem lá, um quadrante que dá para a Avenida Carapinima, para construir esse novo prédio”, explicou. Custódio também comentou sobre a possibilidade da criação de um novo curso de licenciatura indígena, que seria alocado nesse projeto.

O CH3 está dentro do campus do Benfica, que engloba os Centros de Humanidades I, II e III, com os cursos de Pedagogia, Educação física, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Administração, Direito, Psicologia, Letras, Ciências Sociais e Biblioteconomia.

Dois meses de gestão

Além da reforma no campus, o reitor da Universidade também comentou sobre os dois meses na gestão, e a divulgação de grandes projetos estruturais.

“Seguimos esses dois meses fazendo a estruturação de equipes, das várias pró-reitorias, criamos a pró-reitoria de cultura, instalamos a pró-reitoria de cultura, divulgamos os nossos grandes projetos estruturais: o corredor cultural do Benfica; distrito de inovação e saúde do Porangabussu; a UFC na Praia de Iracema; a estação científica de Jericoacoara; a casa de Cultura Indígena; a casa de Cultura Africana”, explicou.

Sobre o Distrito de Inovação e Saúde do campus do Porangabussu, Custódio afirmou que o projeto está avançando, mas que ainda será necessário aprovação do plano na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

“Bom, o projeto tá bem avançado, o que a gente vai fazer agora é trabalhar legislação, porque precisa ser aprovado na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para determinar os limites do distrito”, contou.

O reitor também explicou que as obras do Hospital de Alta Complexidade, que irá substituir o Hospital Walter Cantídio, devem retornar e que irão entrar em processo de licitação.

“O hospital que antes seria o Hospital do Coração foi doado para a UFC e vai se tornar um hospital universitário, e a partir dessa legislação definida, a gente vai ter parâmetros para convidar novos equipamentos de saúde para aquela região”, comentou.

Reformas para comemorações dos 70 anos da UFC

Em comemoração aos 70 anos da UFC, completados em 16 de dezembro de 2024, a universidade está programando uma reforma na reitoria, com a criação de um equipamento cultural gratuito.

“A gente vai fazer uma grande reforma na reitoria para que o térreo da reitoria seja todo equipamento cultural, fique aberto ao público permanentemente, daqui para frente, com memorial, com salas de exposições e para saraus”, afirmou o reitor.

Ele ainda contou que a universidade irá desenvolver o projeto “DNA UFC”, com homenagens a ex-alunos e  figuras importantes na história da instituição.

“Vamos fazer o projeto DNA UFC, que é fazer uma grande plataforma com ex-alunos, ex-professores, ou pessoas que estão ocupando espaços importantes da sociedade, mostrar como a UFC chega, se instala, e ajuda a desenvolver a sociedade”, finalizou.

As celebrações do aniversário da universidade cearense estão previstas para começar em 16 de dezembro deste ano.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Centro de Humanidades UFC Universidade Federal do Ceará Custório Almeida reitor UFC

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar