Ampliação de rede de esgoto deve beneficiar famílias no bairro José Walter, em Fortaleza
Obra faz parte do cronograma da Parceria Público-Privada com a Cagece
06:00 | Nov. 08, 2023
Cerca de 75 pessoas serão beneficiadas pela ampliação da rede de esgoto no bairro José Walter, em Fortaleza. A intervenção deve estender em 300 metros a rede pré-existente. As obras tiveram início no último dia 23 de outubro e têm um prazo estimado de conclusão de 20 dias.
O trabalho está dentro do cronograma da Parceria Público-Privada firmada com a Cagece, e que atende Fortaleza e 23 cidades das regiões metropolitanas da Capital e do Cariri, com o objetivo de universalizar o acesso à coleta e ao tratamento de esgoto para 90% da população desses municípios até 2033.
A infraestrutura implantada no bairro José Walter permitirá a conexão, à rede de coleta de esgoto, de imóveis que atualmente dependem de fossa séptica ou dispõem esse esgoto de maneira irregular no meio ambiente.
A intervenção vai resolver, também, um extravasamento histórico na região, que afeta a rotina e até mesmo a geração de renda da comunidade. Morador do bairro há 34 anos, Ozenias Oliveira, 48, relata que o problema há muitos anos persiste na região.
“Não havia um projeto de drenagem, então as galerias sempre entopem. Vez ou outra, elas estouram e afetam toda a rua. Minha casa nunca chegou a ser afetada, mas sempre que chove fica parecendo um rio”, afirma o morador.
O esgotamento da casa onde Ozenias mora é realizado por meio de uma fossa séptica. Com a obra sendo realizada, ele relata considerar a ideia de se conectar à rede de esgoto que está sendo instalada. “Acredito que vai ser positivo para todos nós”, conta.
O diretor-presidente da Ambiente Ceará, André Facó, explica que, a partir da universalização do acesso ao saneamento básico, a população poderá ser contemplada com os benefícios do sistema de esgotamento.
“Há benefícios, por exemplo, à saúde, porque você garante que haja uma proteção das doenças de veiculação hídrica, como diarréia, difteria e hepatite. Sem tanta incidência de doenças, as crianças têm maior frequência na escola, aumentando o rendimento do aprendizado e impactando positivamente na educação”, diz.
Além disso, ele cita como pontos positivos da universalização a valorização dos imóveis nas regiões com sistema de esgoto adequado.
“Cidades turísticas também fortalecem o potencial atrativo quando têm a coleta e destinação correta do esgoto, especialmente aqui no Ceará, em que nossos rios e praias são grandes atrativos para os visitantes. Esgotamento sanitário é, portanto, uma das infraestruturas que mais impacta na qualidade de vida e no bem-estar da população, além da preservação do meio ambiente”, destaca o diretor.
A Ambiental Ceará está realizando, desde setembro, o trabalho de limpeza e desobstrução das redes, melhorias nas Estações de Tratamento e Elevatórias de Esgoto (ETEs e EEEs), operação e monitoramento do sistema de esgoto da Capital.
Nas 24 cidades operadas pela empresa, em apenas cinco meses, as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário já resultaram na implantação de mais de 36,6 km de novas redes de coleta de esgoto, viabilizando quase 5,5 mil ligações de imóveis ao sistema.
A operação é acompanhada, em tempo real, a partir do Centro de Operações Integradas (COI), de onde são monitorados, 24h por dia, mais de 400 ETEs e EEEs, além das atividades das equipes em campo.