Aulão de véspera prepara estudantes da rede pública para primeiro dia de Enem 2023

No Ceará, 241.978 pessoas estão inscritas no Enem e pelo menos 93 mil são concluintes do ensino médio da rede pública

Com o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcado para este domingo, 5, os aulões de véspera passam a focar nas últimas dicas de conteúdo e na autoconfiança dos alunos. Foi essa a programação da manhã desta sexta-feira, 3, para cerca de 500 estudantes da rede pública do Ceará, no Centro de Formação e Desenvolvimento para Profissionais da Educação (FormaCE).

 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Além de uma aula de redação com a professora Gorete Cavalcante, os estudantes dos terceiros anos do ensino médio de 15 escolas de Fortaleza tiveram um momento motivacional com o professor Dyego Feitosa. A ação faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, executado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e apoiado pela Fundação Demócrito Rocha (FDR).

“Para além do que é feito na sala de aula de cada escola, nós também estamos fazendo ações complementares, por exemplo, os aulões. Foram feitos mais de 80 aulões em todo o Estado. O de hoje tem como principal objetivo mobilizar. Porque nós estamos nesse período que pegou o feriado ontem, mas não queríamos dar essa parada”, afirma Jucineide Fernandes, secretária executiva do ensino médio e profissional.

Segundo Lia Leite, gerente editorial das Edições Demócrito Rocha, a FDR apoia os aulões disponibilizando estrutura, professores e divulgação. “A gente acompanha os estudantes da rede pública, que estão concorrendo para os cursos de Medicina, Enfermagem, Direito, e muitos deles chegam a essas vagas tão concorridas nas universidades, realizam esses sonhos. Nosso papel é esse: apoiar vidas para concretizar objetivos”, diz Lia.

No Ceará, 241.978 pessoas estão inscritas no Enem. Dessas, pelo menos 93 mil são concluintes do ensino médio da rede pública. Ao todo, a prova será aplicada em 8.575 salas divididas em 718 locais.

“Estamos com toda a rede mobilizada para aulões em que as últimas dúvidas sejam superadas do ponto de vista do conhecimento, mas, acima de tudo, olhar para as competências socioemocionais, para a motivação, para o engajamento. Todas as nossas escolas estão realizando atividades lúdicas, com as famílias, cartas de motivação”, conta Helder Nogueira, secretário executivo de Equidade, Direitos Humanos, Educação Complementar e Protagonismo Estudantil.

A secretaria também atua na preparação de documentos, inscrição e pedidos de isenção dos alunos. Segundo Helder, para garantir o transporte até o local de prova também foram comprados créditos nas carteirinhas de estudante para mais de 20 mil alunos. “É o desafio do transporte, da motivação, é o desafio de fazer com que nossos estudantes estejam de fato organizados, para eles terem clareza de que estão preparados”, diz.

Para o professor Dyego Feitosa, o principal objetivo dos aulões de véspera é “resgatar a autoconfiança” dos alunos. “Independente do aluno que se preparou muito ou pouco, todos estão inseguros”, afirma o palestrante.

DICAS PARA O ENEM

Antes da prova

  • Manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual
  • Fazer atividades físicas leves
  • Assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada
  • Conversar com a família e amigos
  • Não fazer estudos intensos
  • Se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais

Na hora da prova

  • Beber água
  • Levar um lanche leve e saboroso
  • Se ficar nervoso ou ansioso, fazer uma pausa para ir ao banheiro
  • Fazer respiração consciente

(Com Agência Brasil)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem 2023 enem chego junto chego bem fundação democrito rocha seduc enem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar