Com ajuda do neto, cearense de 82 anos se prepara para fazer o Enem 2023
Após uma longa carreira militar e dedicada aos estudos e fabricação bélica, Eden Peixoto pretende cursar uma faculdade que não seja da área de exatas
20:22 | Out. 30, 2023
O Ceará é reconhecido pelo seu bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tem, inclusive, o maior número de concludentes no exame. Mas o Estado também tem exemplos de pessoas que, mesmo após o ensino básico, tentam uma nova chance. É o caso do cearense José Eden Barbosa Peixoto, que, aos 82 anos, fará pela primeira vez as provas.
Seu Eden, como prefere ser chamado, nasceu em Baturité, a 93 km de Fortaleza, e se mudou para a capital cearense com apenas 8 anos. Estudou em um colégio particular durante o ensino fundamental e, no primeiro ano do ensino médio, foi aluno da extinta Escola Preparatória do Exército de Fortaleza.
Depois, José Eden cursou a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), localizada na cidade de Campinas, São Paulo. O próximo passo para a carreira profissional foi ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), onde os alunos podem escolher sua função: Comunicação, Engenharia, Material Bélico, Infantaria, Cavalaria e Artilharia. Seu Eden escolheu Material Bélico.
“Os alunos que escolheram Engenharia e Material Bélico, se tivessem média acima de 8 nas provas da Aman, podiam ir para o Instituto Militar de Engenharia (IME), e foi a jornada que meu avô trilhou. Ele serviu no exército no IME e chegou até a patente de coronel”, conta Gabriel Peixoto, neto de Seu Eden.
Em uma vida dedicada aos estudos militares, o cearense se formou engenheiro mecânico no IME, posteriormente trabalhando em fábricas de armamento. Ele também chegou a ser professor em faculdades particulares e federais.
Voltando a trabalhar na fabricação de explosivos, Eden Peixoto foi contratado pela Fábrica Presidente Vargas (em São Paulo). Em 1986, foi transferido para Fortaleza para comandar o Parque Regional de Manutenção, onde foi diretor. Após ir para a reserva, o tenente-coronel conta que seu envolvimento com os estudos, principalmente com a matemática, continuou.
O idoso, inclusive, tem o costume de auxiliar o neto em questões escolares. “Sempre gostei muito de matemática, assim como o meu avô. Sempre compartilhava questões desafiadoras com ele para tentarmos resolvê-las”, conta Gabriel, que atualmente cursa o 3° ano do ensino médio.
No ano passado, o jovem prestou a prova do Enem como treinamento, quando estava no 2° ano. Após terminar o exame, levou o caderno de questões para casa e mostrou ao avô.
“Eu acreditava que ele conseguiria resolver todas as questões de matemática. Ele tentou e, de fato, conseguiu resolver várias delas. Eu disse: 'Vô, e se eu inscrever o senhor para o Enem no próximo ano?'. Ele concordou, e nós fizemos isso”, conta o neto.
Planos de estudo para o Enem 2023
O tenente-coronel aposentado relata que, para se preparar para a prova, conta agora com a ajuda do neto Gabriel. “Ele está me ajudando bastante neste processo de estudos. Me dá dicas de como estudar. Eu fico meio folgado nessa questão de planejamento”, explica.
Mas seu Eden conta que também procura conteúdos por conta própria, principalmente pela internet. “Eu faço atividades. Eu já estou me preparando há alguns meses, uns quatro ou cinco. E dedico umas duas horas por dia aos estudos, às vezes nem isso. Mas já é alguma coisa”, relata.
As provas do Enem serão realizada nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, as questão serão dedicadas a Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a redação. Já no segundo dia os conhecimentos testados serão Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias.
Em reta final dos estudos, Eden Peixoto comenta sobre seus planos após a prova: “Eu pretendo fazer uma faculdade, mas não de exatas, já completei a minha carga. Quero tentar outra coisa agora, mas ainda não decidi qual seria”.