Dia de Finados em Fortaleza: cemitérios municipais passam por limpeza

Espaços recebem ações de capinação, varrição, remoção de resíduos sólidos, reparos em capelas e vias para oferecer mais conforto aos visitantes na data. A expectativa é que mais de 24 mil pessoas visitem os cinco cemitérios municipais no próximo dia 2 de novembro

19:39 | Out. 25, 2023

Por: Mirla Nobre
Cemitérios municipais de Fortaleza recebem serviços de limpeza e melhorias estruturais para Dia dos Finados (foto: Kiko Silva/Ascom Seger)

Os cemitérios municipais de Fortaleza passam por melhorias estruturais e ações de limpeza em preparação para o Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro. Os serviços estão sendo executados pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) nos cemitérios Parque Bom Jardim, no bairro Bom Jardim; São José, no bairro Parangaba; Santo Antônio, no bairro Antônio Bezerra; São Vicente de Paula, no bairro Mucuripe; e o da Messejana.

As ações começaram a ser executadas desde a segunda quinzena de outubro, de acordo com a Seger. A previsão é que até o fim desta semana os locais estejam prontos para receber o público. A expectativa é que mais de 24 mil pessoas visitem os cinco cemitérios no próximo dia 2 de novembro, na quinta-feira.

Durante as ações de manutenção, os serviços foram divididos em duas fases com duas equipes, sendo uma direcionada à limpeza e outra a ações estruturais. Nos locais, estão sendo feitos serviços nas áreas internas e externas.

As ações incluem pintura nas capelas, instalação de banheiros e serviços de zeladoria, como capina, varrição e remoção de resíduos sólidos. Além disso, as vias de acesso aos túmulos também recebem pintura no meio-fio e reparos nas vias.

De acordo com coordenadora da Limpeza Pública da Seger, Tereza de Paula, os serviços são intensificados em períodos que antecedem datas comemorativas para acolher melhor o público. “Datas em que os cemitérios têm maior público. São atividades para manter um local limpo, agradável e que traga aquele sentimento de tranquilidade e paz para as pessoas que vêm visitar”, comenta.

Ainda segundo Tereza, o diferencial deste ano nos serviços foram algumas reformas estruturais, principalmente a pintura das capelas. “Em todos os cemitérios foram feitos reparo nas capelas, pinturas dos assoalhos e recuperação das partes dos velórios”, informa.

A coordenadora da Limpeza Pública também explica que o tempo dos serviços varia de acordo com as estruturas do cemitério. “O do Mucuripe em um dia nós conseguimos finalizar as atividades porque é um cemitério pequeno. Outros demandam tempo maior, como o da Parangaba e do Bom Jardim”, explica.

No Cemitério do Antônio Bezerra, por exemplo, o local recebeu pintura da fachada e da capela, retelhamento parcial da capela bem como a instalação de novos acessórios nos banheiros, como vaso sanitário, torneiras e lâmpadas.

No Bom Jardim, o espaço recebe pintura nas áreas da recepção, dos velórios e dos ossuários. Outras intervenções programadas são a instalação de luminárias e a recuperação de equipamentos dos banheiros, como louças, torneiras, sifão e engates.

Na Parangaba, foi concluída a reforma da capela e da área administrativa, além dos reparos nos banheiros, nas trilhas e nas lixeiras. Segundo a Seger, também foram realizados no local adequação da acessibilidade, retelhamento, revisão elétrica, instalação de luminárias novas, recuperação parcial do muro e das calçadas do entorno.

As obras no cemitério do Mucuripe abrangem revisão elétrica, retelhamento, adequação da acessibilidade e substituição de luminárias. Dentre outros serviços, a manutenção inclui a instalação de nova caixa d’água, reparos nos banheiros e a pintura total da capela, do muro interno e da fachada.

Na Messejana, as áreas da capela, do velório e demais espaços também receberam ações. Na capela, foram instalados novos toldos, forro de PVC, caixa d’água e acessórios sanitários nos banheiros.

Na área do velório, receberam melhorias o revestimento do piso em pedra cariri e a lixeira. As manutenções incluem, ainda, a adequação da acessibilidade, a recuperação ou substituição dos bancos, a pintura do muro interno e externo, dentre outros serviços.

Mais de 24 mil pessoas devem visitar cemitérios municipais no Dia dos Finados

Para o dia 2 de novembro, Dia dos Finados, os cinco cemitérios municipais devem receber mais de 24 mil visitantes. No Cemitério Parque Bom Jardim, a expectativa de público é de sete a dez mil visitantes. O Cemitério São José, na Parangaba, espera receber quatro mil visitantes.

No Cemitério Público de Messejana, o local espera um público de três mil visitantes. Já no cemitério Santo Antônio, no bairro Antônio Bezerra, o público deve ser de mil a 1,5 mil pessoas. Por fim, no cemitério São Vicente de Paula, no Mucuripe, a expectativa é de quatro mil visitantes no Dia dos Finados.