Novas sinalizações de filas prioritárias são instaladas nos terminais de ônibus de Fortaleza
Até o fim deste ano, todos os terminais urbanos de Fortaleza terão as novas sinalizações, conforme a Prefeitura. Apesar de não detectarem de imediato as mudanças, usuários de ônibus ressaltaram importância da medida
14:34 | Out. 24, 2023
As filas prioritárias dos terminais de ônibus de Fortaleza agora contam com novas sinalizações. A Prefeitura implantou placas que ampliam o atendimento prioritário a pessoas do espectro autista, com mobilidade reduzida e deficiências não aparentes.
Medida é adequação à Lei nº 14.626/23, que indica o atendimento prioritário para esses grupos, ampliando a legislação anterior, que garantia a prioridade no atendimento a pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.
Leia mais
Os terminais de Messejana, Parangaba e Papicu já estão com a nova sinalização. Na manhã desta terça-feira, 24, Lucilene Rodrigues e a filha, Mariane Rodrigues, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estavam no terminal do Papicu e usaram a fila prioritária.
Para Lucilene, a sinalização é importante principalmente porque as duas dependem dos ônibus para se deslocarem até os acompanhamentos da jovem. Porém, ela relata que, muitas vezes, a fila prioritária não é respeitada.
“A minha filha é autista, e a gente tem a prioridade de estar entrando na frente, mas muita gente não respeita. Quando eu chego aqui, tem mais jovens [fora do grupo prioritário] do que idosos. A gente precisa de organização, mas as placas são ótimas”, afirma.
Em julho deste ano, o uso do cordão de girassol foi oficializado como símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas, que podem não ser percebidas de forma imediata. O item é opcional e não retira a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios, caso solicitado.
Alguns passageiros não perceberam as sinalizações, mas consideraram a mudança boa. Além de sinalizar os grupos prioritários, as novas placas têm os números dos ônibus para indicar a linha e a fila correta.
No terminal da Parangaba, as sinalizações foram implantadas em todas as linhas dos coletivos, mas algumas pessoas também não notaram as novas placas. Adelaide Oliveira, de 71 anos, estava na fila prioritária e elogiou a indicação das linhas dos ônibus em cada placa.
Aldenora Lopes, de 66 anos, destacou a importância da medida, mas também comentou que, em alguns casos, o atendimento prioritário não é respeitado e nem os assentos nos ônibus são cedidos.
Respeito a prioridades no transporte público de Fortaleza
Em agosto deste ano, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) lançou campanha para preservar os direitos das pessoas com prioridade nos ônibus, intitulada “Respeito no Transporte”.
Durante uma das ações, agentes da empresa conversaram com usuários e trabalhadores do Terminal do Papicu sobre práticas para tornar as viagens mais inclusivas, como o respeito ao assento e às filas prioritárias.
“Essa campanha acontece de forma permanente para que oriente a população no sentido de respeitar as pessoas que têm direito à fila de acesso prioritário, não utilizar a fila sem ter direito e, principalmente, respeitar na hora do embarque. Adianta pouco que as filas estejam organizadas antes de o veículo chegar e, na hora que o veículo chega, as pessoas não respeitam”, explica o assessor técnico da Etudo, Flávio Arruda.
Ainda segundo Flávio, a Etufor espera que, até o fim deste ano, todos os terminais urbanos estejam com as novas sinalizações instaladas.