Garotos em areninha de Fortaleza não eram alvos dos criminosos, diz secretário da Segurança
As vítimas participavam do projeto que ocorria às segundas-feiras, em dia de programação voltada a crianças e adolescentes. Um garoto de 14 anos foi morto, e outras três pessoas foram baleadas na ação
12:18 | Out. 24, 2023
Os criminosos responsáveis pela tentativa de chacina na noite dessa segunda-feira, 23, no Barroso, procuravam um homem que havia feito uma ameaça contra a Comunidade do Gereba, no mesmo bairro. O alvo não foi encontrado, mas ainda assim eles efetuaram tiros contra os garotos que participavam de um projeto social na Areninha do Boréu, no bairro João Paulo II. A informação é do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio.
A Areninha estava cheia de crianças e adolescentes que participavam de escolinha de futebol todas as segundas-feiras. Os criminosos chegaram em um automóvel e realizaram os disparos.
Quatro pessoas foram baleadas, sendo três garotos de 12, 13, e 14 anos, mas Kristian Gean de Araújo Aves, o de 14 anos, não resistiu aos ferimentos. Um homem de 29 anos também foi baleado.
Leia mais
Dois suspeitos do crime foram presos. Edivanio da Silva Nascimento, 22, e Lucas Felix de Sousa, 26. Os dois presos tiveram participação direta no ataque, conforme o secretário da Segurança Pública, e atiraram a esmo. Os homens foram reconhecidos e outros envolvidos, identificados, ainda conforme Elânio.
Após a tentativa de chacina, o secretário da Segurança foi até o local do crime acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Savio, e do delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez, além dos titulares da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Samuel Elânio relata que o governador Elmano de Freitas entrou em contato com ele ontem e nesta terça-feira, 24, para também acompanhar os trabalhos policiais em relação ao caso.
Na manhã desta terça-feira, 24, foi registrado um outro homicídio no bairro Barroso. A vítima estava a caminho do trabalho, e há suspeita de represália em relação à tentativa de chacina na areninha de Fortaleza.
Comoção na comunidade do Gereba após tiros contra garotos
Os moradores do Conjunto João Pualo II estão revoltados com a situação. Na manhã desta terça-feira, 24, a Areninha ainda apresentava marcas de tiros e poças de sangue, conforme O POVO apurou. Havia policiamento no local. Kristian Gean de Araújo Aves, que morreu na ação, frequentava uma igreja evangélica e o projeto social da escolinha de futebol.
"Era um menino bom, adolescente, tinha muitos sonhos de trabalhar e ajudar a mãe dele. A mãe dele, uma guerreira, criou ele praticamente sozinha. E a vida dele era da igreja, do colégio e para casa. Acontecer isso com ele, ele não merecia passar pelo que passou", relata uma amiga da família de Kristian.
De acordo com a moradora, a mãe e a avó estão à base de medicamentos. Kristian foi socorrido e levado pelos braços, conforme a fonte, que também testemunhou a tentativa de chacina.
"Eles pararam carro e meteram bala, não quiseram saber se era só criança. Teve um que saiu com tiro no peito. Foi muito triste para nós que moramos aqui há 28 anos. Não tinha nenhum bandido, só tinha criança", afirma. (Colaborou repórter Camila Magalhães, da rádio O POVO CBN)