Combate a facções em presídios: operação é deflagrada em Fortaleza e Cascavel

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em unidades do Estado, nesta sexta-feira. Ação é articulada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco)

A operação "Carretilha", que busca combater facções criminosas em presídios cearenses, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20, nas cidades de Fortaleza e Cascavel. Ao todo, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em ação articulada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

De acordo com o MPCE, a operação é extensão de uma investigação que apura a apreensão de quatro celulares, em 2018, no Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), em Itaitinga.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A denúncia foi apresentada à Vara de Delitos de Organizações Criminosas, e, após decisão judicial, os dados dos celulares foram extraídos e analisados. Foi constatado que um dos aparelhos era de uso compartilhado dentro do presídio. Três usuários foram identificados.

Foi comprovado, além disso, o envolvimento dos investigados com uma facção com “capilaridade internacional”, que atua na comercialização de drogas. Eles estavam em plena atividade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

facções organizações criminosas mpce segurança pública

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar