Governo entrega 2.362 equipamentos de informática para conselhos municipais de saúde

Serão distribuídos equipamentos como computadores, monitores, projetores, notebooks e nobreaks para as unidades

16:21 | Out. 20, 2023

Por: Lara Vieira
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 20-10-2023: Governo do Ceará entrega R$ 11 milhões em novos equipamentos de TI para a Saúde no Palácio da Abolição. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (foto: Samuel Setubal)

O Governo do Ceará anunciou a renovação dos equipamentos de informática de órgãos e unidades vinculados à área da Saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), 2.362 equipamentos devem ser distribuídos entre os 184 municípios. A entrega dos equipamentos também engloba, pela primeira vez, os Conselhos Municipais de Saúde.

Entre a estrutura de Tecnologia da Informação (TI) estão computadores, monitores, projetores, notebooks e nobreaks (máquina de regulamento de voltagem). A renovação dos antigos equipamentos dos órgãos teve um investimento total de R$ 11,4 milhões.

Para oficializar a medida, uma cerimônia com a entrega dos primeiros equipamentos foi realizada na manhã desta sexta-feira, 20, no Palácio da Abolição, no bairro Meireles. Na ocasião, estiveram presentes profissionais e gestores da saúde dos municípios, além do governador Elmano de Freitas e da secretária da Saúde, Tânia Mara.

Segundo Elmano, essa é a primeira vez que os Conselhos Municipais de Saúde recebem a entrega de equipamentos de informática. “É muito importante que o Conselho tenha condições de acessar as informações e promover um diálogo com gestores, usuários e profissionais de saúde, a fim de tomar decisões adequadas e bem fundamentadas sobre a alocação dos recursos do povo cearense em cada município”, declarou.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado responsável por fiscalizar a aplicação do dinheiro público na Saúde, bem como verificar se a assistência à saúde está atendendo às necessidades da população. Através dos Conselhos, os cidadãos ainda podem influenciar as decisões do governo.

Para José Araújo Júnior, presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau), os novos equipamentos irão garantir o acesso à informação. “Isso é fundamental para aprofundar e qualificar as discussões realizadas nos colegiados que envolvem diversos segmentos, como usuários, profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços”, comentou.

Equipamentos em unidades de Saúde

De acordo com a secretária Tânia Mara, as unidades ambulatoriais serão algumas das beneficiadas pela medida. Segundo ela, os equipamentos vão viabilizar a melhoria dos sistemas de informação nos locais.

“Queremos criar uma rede que acompanhe o paciente desde a sua entrada na atenção primária até o acompanhamento em diferentes etapas do tratamento. Isso não apenas otimiza o atendimento, mas também beneficia os profissionais de saúde e, acima de tudo, os cidadãos, garantindo o acesso aos registros médicos”, concluiu.