Obras de reestruturação da Ponte dos Ingleses são iniciadas, com previsão de entrega em 2024

Piso de concreto começou a ser instalado em substituição ao de madeira. As outras obras de requalificação da região devem ser entregues no mesmo período, conforme a Prefeitura de Fortaleza

13:48 | Out. 18, 2023

Por: Gabriel Damasceno
Obras de instalação do novo piso em concreto da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema (foto: Samuel Setubal)

A primeira fase das obras de reconstrução da Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, em Fortaleza, começou na manhã desta quarta-feira, 18, com a instalação de pisos de concreto, que antes eram de madeira. O projeto tem orçamento de R$ 8 milhões e deve ser concluído, integralmente, no segundo semestre de 2024. As outras obras de requalificação da região devem ser entregues no mesmo período.

A mudança do piso, que agora será de concreto, é a principal mudança. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), eles optaram pelo material por causa da alta durabilidade e resistência em relação ao piso antigo.

“O projeto da ponte é tombado. Então, o que vai ser feito aqui é uma reprodução exata do que tinha antes, com alguns ajustes, como o piso. Era de madeira [e era] uma das fragilidades do projeto. Causava insegurança e não aguentou uma onda que bateu aqui [em 2018]”, explica Samuel Dias, secretário de Infraestrutura. “Vai ficar muito mais resistente.”

A primeira fase, de acordo com Samuel, deve ser concluída até janeiro de 2024. Para começar a segunda etapa, focada na parte da urbanização, a Seinf precisará fazer uma licitação. Mas, segundo o secretário, isso não deve atrasar o prazo de entrega. “Os cronogramas estão casados. Estão encadeados.”

Na fase de urbanização, devem ser instalados quiosques, postes de iluminação, tablado de pôr do sol e demais características originais da ponte, que serão mantidas.

“É importante dizer que não é apenas a Ponte dos Ingleses”, ressalta o secretário. “Ele é um dos elementos que configuram essa grande revitalização que a Prefeitura está fazendo na Praia de Iracema. Desde o espigão da Rui Barbosa, o aterrão, o aterrinho etc.”

Conexão com o Poço da Draga

De acordo com a Seinf, os moradores do Poço da Draga eram isolados do resto da Praia de Iracema devido ao Acquário. “Ainda no final de 2021, nós fizemos um acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), que detém a obra, e acordamos de afastar [um trecho] do Acquário e recuperamos essa área pública para o uso das pessoas”, explica.

Para resolver a situação, a Prefeitura de Fortaleza criou um calçadão, com cerca de 300 metros, que liga a comunidade ao resto da praia. Um muro foi construído ao lado da via para separar as obras do Acquário dos transeuntes.

“Esse muro vai ser todo grafitado com artistas da região. Vai ser um [outro] ponto turístico [...] A Ponte dos Ingleses vai deixar de ser um beco sem saída. Vai conectar a praia de Iracema ao Poço da Draga.”

Fomento ao turismo

“Se a Beira-Mar é de todos, a Praia de Iracema é da cidade inteira”, destaca o secretário da infraestrutura, Samuel Dias. “Eu recebo cobranças sobre a ponte lá no Bom Jardim, no Conjunto Ceará, porque a turma de lá [também] frequenta aqui. É uma obra para toda a Cidade.”

Para Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, a Beira-Mar é um celeiro de novos negócios. Muitas pessoas são de outras regiões, mas vão até o local para trabalhar, empreender etc. “A Praia de Iracema é muito interessante, porque é utilizada por [alguns] fortalezenses para praticar esportes. É utilizada por muitas pessoas para trabalhar e também, no final de semana, por pessoas que moram distantes.”

O mais importante da requalificação é justamente a conexão com pontos que antes eram isolados, segundo ele.

“Sem dúvida nenhuma, a Ponte dos Ingleses voltará a ser o ícone da cidade de Fortaleza. Afinal, é o grande cartão postal. Quando você busca Fortaleza no Google, muitas vezes, aparece a foto da ponte”, continua Alexandre.