Museu do Ceará: após licitação, obra de restauro deve levar até oito meses

Equipamento está de portas fechadas desde 2019. Nesta segunda, 16, foi assinada transferência de recursos para o custeio do restauro e da reforma do museu

A obra de revitalização do Museu do Ceará, localizado no bairro Centro, em Fortaleza, deve levar até oito meses para ser concluída, após a aprovação de projeto e o processo de licitação. Com o restauro concluído, o espaço deve voltar a receber público depois de quase cinco anos fechado.

A informação foi divulgada pela secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, durante coletiva em solenidade de anúncio de recursos para restauração do equipamento, nesta segunda-feira, 16. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Durante a cerimônia, realizada no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas assinou um projeto de lei que autoriza a transferência de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) para o custeio do restauro e da reforma do Museu do Ceará

O valor a ser repassado é de R$ 4,5 milhões.

Assinatura do projeto de lei que autoriza a transferência de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) para o custeio do restauro e da reforma do Museu do Ceará(Foto: Hiane Braun/ Governo do Estado)
Foto: Hiane Braun/ Governo do Estado Assinatura do projeto de lei que autoriza a transferência de recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) para o custeio do restauro e da reforma do Museu do Ceará

O governador destaca que a restauração do Museu será possível graças a uma decisão unânime do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), que destinará o FDID para o custeio da obra. O Fundo em questão trata-se da receita gerada a partir do pagamento de multas de pessoas que violaram o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

“O projeto que vamos licitar para poder fazer a restauração na maior brevidade possível e para que a gente possa efetivamente devolver o Museu do Ceará, é um clamor da sociedade, daqueles que trabalham lá e de toda a cultura do povo cearense. É um equipamento da nossa identidade”, afirma o governador.

Conforme informações do Governo do Estado, o projeto abrange também a modernização do Museu do Ceará, bem como adequação às atuais orientações para garantir a acessibilidade em museus e atualização dos espaços dos circuitos expositivos.

A titular da pasta de Cultura, Luíza Cela, elenca que a partir do envio do projeto de Lei para a Assembleia, caso aprovado, será dado início ao processo de licitação para contratação da construtora. A partir deste ponto, as obras devem começar e o prazo para conclusão será de oito meses, conforme previsto no planejamento.

"Com a construtora devidamente contratada, as obras em andamento e o compromisso já firmado pelo Governo do Estado, nós daremos a maior celeridade respeitando também o tempo de uma obra de restauro, que é mais delicada e precisa do acompanhamento do Iphan, considerando que é um patrimônio nacional. A gente espera reabrir as portas do museu em breve", diz Luisa Cela.

O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Ele fechou temporariamente em 2019, para uma reforma emergencial na sua parte estrutural, definida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e continua fora de funcionamento desde então.

(Com informações da repórter Ana Rute Ramires)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

museu do ceará ceará fortaleza governo do ceará elmano de freitas luisa cela

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar