IJF realiza ações preventivas frente ao aumento de 13% do número de crianças internadas

Dentre as ações esteve a visita de mascotes dos clubes cearenses, que levaram alegria para as crianças

O número de pacientes menores de 14 anos que foram acolhidos no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, entre janeiro e junho de 2023 aumentou 13,73% quando comparado ao mesmo período de 2022. Para reduzir índice de acidentes infantis, hospital realiza ações educativas e lúdicas na Semana da Criança — como a visita de mascotes dos times cearenses aos pequenos internos, nesta quarta-feira, 11.

De acordo com dados disponibilizados pela entidade de saúde, o primeiro semestre deste ano registrou o acolhimento de 8298 crianças que se enquadram nessa faixa etária. No ano passado, foram 7296 acolhimentos desse porte, dentro desse mesmo período de tempo analisado. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Quedas são os principais motivos que levaram as crianças a serem acolhidas no instituto entre janeiro e junho de 2023. Foram 3254 atendimentos desse tipo, contra 2871 registrados no primeiro semestre do ano passado. No comparativo entre as duas faixas temporais, o aumento foi de 13%. 

Leia também: Mais de 8 mil pessoas foram atendidas por quedas no IJF em 2023

Foram listados ainda como motivos: corpo estranho (856), intoxicação exógena (388), queimadura/exposição à eletricidade (333), acidentes com bicicleta (192), acidentes com motocicletas (181), acidente com pedestre (141) e acidente automobilístico (32).

Para reduzir o índice de acidentes com crianças, o IJF tem realizado nesta semana uma série de ações educativas, como apresentações artísticas, distribuição de brindes e a visita de mascotes dos times cearenses ao local, que ocorreu hoje. Além dos personagens como o Vovô, do Ceará, o Leão, do Fortaleza, e o Tubarão, do Ferroviário, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) também esteve no instituto. 

"Muitas dessas crianças são vitimas de trânsito, então a gente (agentes) veio pra deixar a mensagem, trazendo a importância da faixa de pedestre, do sinal, do semáforo, a importância do uso adequado do cinto de segurança, pra alertar os pais que não pode dirigir usando celular. Então a gente vem trabalhar isso", diz Fatima Evangelista, agente de trânsito e psicóloga da AMC.

Raquel Pessoa, que integra a diretoria técnica do IJF, também destacou a importância dos pais e responsáveis serem orientados: "Crianças precisam estar sob supervisão de adultos. Elas são curiosas, elas querem aprender, elas querem fazer, elas querem ter certeza que elas podem, mas não têm noção do perigo".

A profissional ainda destaca a importância de que pais orientem os filhos sobre o trânsito, como o uso da faixa correta e olhar para os dois lados antes de atravessar na rua, e frisa que adultos devem ter cuidado com a presença de crianças na cozinha, pois queimaduras infantis nesse ambientes são comuns. 

Iniciativa trouxe alegria para crianças internadas 

Além das orientações dadas aos responsáveis, o dia de hoje também foi responsável por abrir sorrisos nos rostos dos pequenos internos e alegrar até mesmos os adultos. É o caso de Eliane Menezes, de 37 anos, que acompanha a filha Maria Sofia, de seis, internada após trombar com o cachorro e fraturar o joelho.

"É muito bom pras crianças porque a gente vê elas ficando tristinha, mas apresenta qualquer evento elas já botam um sorriso no rosto", conta a mulher. Torcedoras do Fortaleza, mãe e filha se animaram com a visita do Leão, mascote do time. 

Quem também ficou animada com a presença do personagem tricolor foi a pequena Iasmim Gabriela, de sete anos, que está internada após fraturar o pulso. "Pra gente que é mãe é gratificante ver a filha da gente feliz. Tá sentindo dor mas pelo menos tem aquele momentozinho de alegria", conta Gilmara Sousa, 26, mãe da pequena, deixando escapar a alegria de ver o mascote: "Nunca esperei ver (ele) de pertinho". 

Para Francisco Ronald, a visita dos mascotes teve gosto de comemoração. O garoto precisou passar 43 dias internado após sofrer um acidente jogando bola. Teve alta nesta quarta-feira, ganhando a oportunidade de passar o Dia das Crianças em casa. "Eu fico agradecido por essa ação maravilhosa que está tendo aqui. Graças a Deus conseguiu arrancar muitos sorrisos (do meu filho)", conta Damião Lima, 39, pai do jovem. (Colaborou: Gabriel Damasceno/Especial para O POVO)

Confira fotos da ação:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar