Arquidiocese: Dom José será o primeiro bispo emérito de Fortaleza a residir no mesmo local do arcebispo
Dom José renunciou ao cargo após 24 anos de atuação na Arquidiocese de Fortaleza. Posse do bispo nomeado será em dezembroO atual arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, continuará residindo na Arquidiocese após a posse do futuro arcebispo, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão.
A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa com o líder religioso, na manhã desta quarta-feira, 11, na Residência Episcopal, localizada no bairro Praia de Iracema.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Esta será a primeira vez que um bispo emérito — que renuncia ao cargo após alcançar os 75 anos de idade — residirá no mesmo local que o atual arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.
O pedido foi feito por Dom Gregório Paixão durante uma conversa com Dom José Antônio.
“No primeiro encontro que nós tivemos, a palavra dele para mim foi: ‘O senhor não sai do seu quarto. O senhor fica onde está’. [...] Eu fiquei, pessoalmente, muito tocado pela iniciativa dele”, contou Dom José.
Nesta quarta-feira, 11, a carta de renúncia de Dom José como arcebispo de Fortaleza foi aceita pelo Papa Francisco. No mesmo ato, o bispo dom Gregório Ben Lâmed Paixão foi nomeado para o cargo na pastoral.
Dom Gregório Paixão estava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e, após a nomeação, passará a exercer o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Até o empossamento, Dom José Antônio continuará como Administrador Apostólico da pastoral.
A cerimônia de posse será realizada no dia 15 de dezembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O novo arcebispo será o nono a liderar a Sé Metropolitana de Fortaleza e o terceiro religioso a liderar a Arquidiocese de Fortaleza.