Papa Francisco nomeia dom Gregório Ben Lâmed Paixão como futuro arcebispo de Fortaleza

Dom Gregório Ben Lâmed Paixão estava, até então, como bispo de Petrópolis (RJ)

07:43 | Out. 11, 2023

Por: Cotidiano O POVO
Dom Gregório Ben Lâmed Paixão foi nomeado novo arcebispo de Fortaleza (foto: Divulgação CNBB)

O pedido de renúncia de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, então arcebispo de Fortaleza, foi acolhido pelo papa Francisco. Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, atualmente bispo de Petrópolis (RJ), foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Fortaleza, divulgou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã desta quarta-feira, 11.

A renúncia do cargo de arcebispo está prevista no regulamento do Direito Canônico, no qual os bispos, ao alcançarem os 75 anos de idade, devem enviar uma carta de renúncia ao papa.

Em 19 de maio deste ano, Dom José Antonio havia anunciado o envio da carta de renúncia ao papa Francisco. Na ocasião, era celebrada a missa do aniversário de 75 anos do sacerdote.

Renúncia de um arcebispo

O Código de Direito Canônico prevê que, quando os bispos diocesanos tiverem completado 75 de idade, eles são solicitados a apresentarem a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, o qual providenciará depois de examinadas todas as circunstâncias.

Além disso, roga-se instantemente ao bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia.

O bispo, cuja renúncia ao ofício tiver sido aceita, mantém o título de emérito da sua diocese e pode conservar nela residência, se o desejar, a não ser que, em certos casos, em virtude de circunstâncias especiais, a Sé Apostólica providencie de outro modo.