Empresária afirma ter sido mutilada por médico que operou "Barbie dos Animais"

Janaína Diniz diz que ficou com marcas no abdômem, seios e pernas em decorrência dos procedimentos cirúrgicos

06:00 | Out. 11, 2023

Por: Cotidiano O POVO
JANAÍNA afirma que sofreu mutilações em razão dos procedimentos cirúrgicos (foto: Reprodução Arquivo pessoal )

Uma empresária que passou por diversos procedimentos cirúrgicos no mesmo dia, realizados pelo médico Valderi Vieira da Silva Junior, que operou a veterinária Kelly Pedrosa, conhecida como "Barbie dos Animais", afirma ter sido vítima de uma lesão corporal grave resultante em várias mutilações. O Ministério Público do Ceará (MPCE) enviou à Justiça cearense, na última terça-feira, 10, uma denúncia de homicídio culposo contra Valderi e o também médico Arthur Abreu Batista Gomes. 

Janaína Raquel Alves Diniz disse ao O POVO que fez a cirurgia no dia 14 de outubro de 2022, quando ainda desconhecia a informação de que o médico estava sendo investigado pela morte da veterinária. Segundo ela, procurava um cirurgião plástico para fazer uma lipoaspiração, mas durante a consulta, Valderi sugeriu intervenções no abdômen, braços, pernas e seios.

"Cheguei ao nome dele pelas redes sociais. Fui para a consulta e ele me sugeriu que além da lipo, eu poderia fazer todos esses outros procedimentos. Cheguei a questionar se não era perigoso fazer tudo no mesmo dia, mas ele disse que era assim que fazia com a maioria das pacientes e eu confiei", afirmou a empresária. 

Já no dia seguinte à cirurgia, Janaína disse ter percebido que o pós-operatório não estava dentro do previsto. A empresária conta que Arthur Gomes foi até ela para lhe dar alta do hospital e, mesmo se dizendo debilitada, foi autorizada a ir para casa. "Eu desmaiei na presença do médico que me deu alta e ele disse que estava tudo bem", conta. 

Três dias depois da cirurgia, Janaína foi até o consultório de Valderi se queixando de dores fortes e, segundo ela, o médico teria sugerido tratamento com uma câmera hiperbárica. A médica que conduziu o tratamento orientou Janaína a fazer novos exames. A empresária procurou uma unidade de saúde particular de Fortaleza e foi imediatamente levada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde precisou passar por transfusões de sangue. 

 "Tive necrose no abdômen e no seio. Corri risco de sepse, fiquei acamada, com dificuldades para caminhar, para dormir. A recuperação que ele disse que seria em 20 dias se tornou uma tragédia de 48 dias", relatou. 

A empresária disse que não procurou mais Valderi Júnior e começou a busca por outros profissionais para "fechar as feridas" que continuavam abertas no abdômen. "Fui em dois médicos que não aceitaram meu caso. O terceiro disse que aceitaria para fechar minha barriga, que estava aberta, com um curativo à vácuo. Não teve correção do que ele faz, apenas tratamento para não piorar", afirma. 

Janaína Diniz afirma que teve a vida muito prejudicada no pós-cirúrgico, fisicamente e mentalmente. "Quero que outras mulheres não passem por isso. Ele continua operando normalmente, mas eu fiquei mutilada. Tenho uma deformação no seio, várias manchas de queimaduras pelo corpo. Adquiri depressão e ansiedade, com laudo psiquiátrico", afirma.

O advogado Werner Feitosa, que representa Janaína, disse que foi ajuizada uma ação na esfera cível requerendo indenizações; na esfera criminal, ainda na fase de inquérito, por lesão corporal grave; e na esfera administrativa, no Conselho regional de Medicina (CRM). 

"Janaína escapou com vida, mutilada física e mentalmente. Até a presente data está inapta para o trabalho, contudo tentar ajudar a criar suas duas filhas de 4 e 1 ano. Seu desejo é que a justiça seja feita e assim evitar que mais pessoas passem pelo seu sofrimento", afirmou o advogado. 

O advogado Daniel Maia, que representa Valderi Vieira da Silva Júnior no caso da "Barbie dos Animais" disse que o médico ainda não foi citado criminalmente pelo caso de Janaína. "O processo está na esfera cível. Teve uma audiência de conciliação, que restou infrutífera. Não fomos citados sobre algo criminal", informou. 

Investigação em andamento

A Polícia Civil do Estado do Ceará informou, por meio de nota, que segue investigando uma lesão corporal registrada em uma unidade de saúde de Fortaleza, em outubro do ano passado. "O caso está a cargo da delegacia do 15º Distrito Policial (15º DP), unidade que segue realizando oitivas e diligências para concluir o fato", ressaltou a instituição. 

Já o caso da "Barbie dos Animais" está caminhando na Justiça estadual. O advogado Rafael Mota, que representa a família da veterinária, disse que a denúncia referente ao caso foi recebida pela 5ª Vara Criminal de Fortaleza. Com isto, Valderi Júnior e Arthur Gomes se tonaram réus no processo.

"Este é o primeiro caso na esfera criminal em que Valderi Júnior é réu, mas ele já é alvo de outras quatro ações que tramitam na esfera cível. Três delas anteriores à morte da Kelly e uma posterior. Sempre com a mesma conduta de sugerir às pacientes fazer mais procedimentos, realizar cirurgias muito extensas e não prestar assistência adequada no pós-operatório", afirmou Mota.