Arquidiocese: Dom José será o primeiro bispo emérito de Fortaleza a residir no mesmo local do arcebispo
Dom José renunciou ao cargo após 24 anos de atuação na Arquidiocese de Fortaleza. Posse do bispo nomeado será em dezembro
13:23 | Out. 11, 2023
O atual arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, continuará residindo na Arquidiocese após a posse do futuro arcebispo, Dom Gregório Ben Lâmed Paixão.
A informação foi divulgada em uma coletiva de imprensa com o líder religioso, na manhã desta quarta-feira, 11, na Residência Episcopal, localizada no bairro Praia de Iracema.
Leia mais
Esta será a primeira vez que um bispo emérito — que renuncia ao cargo após alcançar os 75 anos de idade — residirá no mesmo local que o atual arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza.
O pedido foi feito por Dom Gregório Paixão durante uma conversa com Dom José Antônio.
“No primeiro encontro que nós tivemos, a palavra dele para mim foi: ‘O senhor não sai do seu quarto. O senhor fica onde está’. [...] Eu fiquei, pessoalmente, muito tocado pela iniciativa dele”, contou Dom José.
Nesta quarta-feira, 11, a carta de renúncia de Dom José como arcebispo de Fortaleza foi aceita pelo Papa Francisco. No mesmo ato, o bispo dom Gregório Ben Lâmed Paixão foi nomeado para o cargo na pastoral.
Dom Gregório Paixão estava como bispo de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e, após a nomeação, passará a exercer o cargo de arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Até o empossamento, Dom José Antônio continuará como Administrador Apostólico da pastoral.
A cerimônia de posse será realizada no dia 15 de dezembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza. O novo arcebispo será o nono a liderar a Sé Metropolitana de Fortaleza e o terceiro religioso a liderar a Arquidiocese de Fortaleza.
Com informações da repórter Mirla Nobre