Telemedicina em Fortaleza: população poderá realizar consultas on-line em nutrição e psicologia

Ação busca reduzir filas em especialidades e secretário municipal de Saúde prevê que o programa deverá reduzir 80% das demandas dos especialistas

A população de Fortaleza poderá agendar e realizar consultas on-line nas áreas de nutrição e psicologia. A ação faz parte do projeto Telemedicina na Capital, promovido pela Prefeitura, o lançamento da nova iniciativa foi realizado nesta sexta-feira, 6, durante a reinauguração do posto de saúde Flávio Marcílio, no bairro Mucuripe.

A primeira fase do projeto de telemedicina em Fortaleza iniciou entre os médicos da rede municipal. Caso o profissional buscasse a opinião de um segundo especialista, essa consulta era realizada de forma virtual. A iniciativa busca diminuir a fila de algumas especialidades e, de acordo com a Prefeitura, cerca de duas mil consultas foram realizadas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Nessa nova etapa, a modalidade de atendimento pode ser utilizada de forma direta entre o paciente e o médico nas áreas de nutrição e psicologia. 

Segundo o secretário municipal de Saúde Galeno Tramaturgo, o paciente deve agendar pelo aplicativo Mais Saúde e a consulta poderá ser feita pelo celular ou computador.

“Isso é um avanço muito grande, diminuindo o gargalo que essas demandas exigem no sistema de saúde do país como um todo. Você pode, da sua casa, fazer a consulta com o nutricionista [...] Eu considero um avanço. porque agiliza, facilita o acesso e evita gastos, evita perda de tempo”, explicou.

O secretario também destaca a importância da população utilizar o aplicativo, que também possibilita o acesso a informações sobre vacinas, medicamentos e resultados de exames.

Para quem não tem acesso à internet, o agendamento e a consulta on-line também podem ser realizados nos postos de saúde. A coordenadora das Redes de Atenção Primária e Psicossocial de Fortaleza, Luciana Aragão, explica que, no momento, há pontos de apoio em duas unidades da Capital, mas que o serviço será ampliado.

“Estamos com dois [posto] com internet e conectividade. Estamos ampliando a cada semana mais dois e a ideia é chegar nos 118 postos. Nesse momento, a gente começa com dois e vai chegar até seis, que é um por cada regional”, detalhou.

A coordenadora também espera que, em média, 24 consultas de nutrição por teleconsulta deverão ser realizadas por mês, com retorno em 30 dias. Na Psicologia, inicialmente, serão seis pacientes que vão ter dez sessões para tratamento psicológico e, em seguida, os atendimentos serão ampliados para mais pessoas.

O programa inicia com as duas especialidades, devido à grande busca da população por atendimento, porém, a iniciativa deverá abranger outras áreas, como endocrinologia, cardiologia e outras especialidades relacionadas à saúde mental.

(Com informações da repórter Lara Vieira)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

telemedicina em fortaleza teleconsulta em fortaleza teleconsulta em postos de saude fortaleza teleconsulta nutriçao e psicologia em fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar