Posto de Saúde Flávio Marcílio, no Mucuripe, é reinaugurado após reforma
Atividades no posto Flávio Marcílio já foram reiniciadas. Prefeitura de Fortaleza pretende entregar 40 postos requalificados até o final do ano.O posto Flávio Marcílio, no bairro Mucuripe, foi reinaugurado nesta sexta-feira, 6, após passar por obras de requalificação. A Unidade de Atenção Primária à Saúde assiste mais de 17 mil pessoas do bairro e do entorno. As intervenções realizadas incluem a instalação de piso tátil, revisão nas instalações hidráulica, elétrica e sanitária, adequação da acessibilidade, recuperação estrutural, dentre outros. Ao todo, foram investidos mais de R$ 750 mil na obra.
Telemedicina em Fortaleza: população poderá realizar consultas on-line em nutrição e psicologia
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Para declarar a volta das atividades no equipamento, que tem início imediato, foi realizada uma cerimônia de abertura no local durante a manhã desta sexta-feira. Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Galeno Taumaturgo, relatou que, durante o processo de requalificação do posto de saúde, os serviços realizados no equipamento foram direcionados a outras unidades nas proximidades.
“Os atendimentos da unidade estavam espalhados em quatro unidades. Então todos esses profissionais que estavam atuando em outras unidades, que de certa forma causam um transtorno, agora podem retornar para este posto”, informou o secretário.
Serviços voltam ao posto Flávio Marcílio
De forma provisória, os serviços de farmácia polo, coleta laboratorial, vacinação, Núcleo de Desenvolvimento Infantil e acolhimento a demandas espontâneas estavam sendo realizados no posto Célio Brasil Girão. Já o atendimento médico programado, de enfermagem e atendimento pediátrico; na sede da Secretaria Executiva Regional 2.
O atendimento médico programado, de enfermagem e prevenção ginecológica estavam sendo ofertados no posto Sandra Nogueira. Por fim, o atendimento odontológico no posto Aida Santos.
Agora, todos os serviços voltam a ser realizados no posto de saúde Flávio Marcílio, no Mucuripe.
Entrega de novos postos
Questionado sobre o andamento das obras que abrangem o pacote de investimentos na atenção básica da Rede Municipal de Saúde, anunciado pelo prefeito José Sarto em abril deste ano, o secretário Gestão Regional Ferruccio Feitosa declarou que as obras seguem a planilha estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Atualmente, estamos com 38 postos, entre os que já foram entregues e os que estão passando por reformas. Além disso, temos sete postos onde estamos realizando apenas trabalhos de pintura, já que não são necessárias outras intervenções a mais. Também começamos a trabalhar nas coberturas de vários postos”, explicou o secretário.
De acordo com Ferruccio Feitosa, o objetivo é que até o final do ano 40 postos completamente recuperados estejam requalificados, principalmente nas unidades que necessitem de intervenções intensas.
“Isso nos permitirá enfrentar o próximo inverno com tranquilidade.. No próximo ano, pretendemos dar continuidade às intervenções nos postos que tiveram suas coberturas renovadas e realizar outras intervenções que se façam necessárias”, concluiu.
O pacote de investimentos na atenção básica de Saúde inclui, entre outras ações, a construção de 16 novos postos de saúde (três unidades em construção); a reforma de outros 96 postos (oito unidades entregues, contando com o posto de saúde Flávio Marcílio e 28 em obras) e, ainda, a requalificação total de oito postos (três unidades em execução atualmente).