Fortaleza quer dobrar total de pessoas que se deslocam de bicicleta
Prefeitura lançará o programa Pedala Mais, que pretende, em 10 anos, aumentar o número de ciclistas de 235 mil para 470 mil
20:46 | Out. 06, 2023
Nos próximos 10 anos, Fortaleza quer dobrar o total de pessoas utilizando a estrutura cicloviária para deslocamentos. De acordo com a Prefeitura, hoje são 235 mil ciclistas e o objetivo é chegar a 470 mil. Para alcançar a meta, o Executivo vai lançar o programa Pedala Mais Fortaleza na próxima segunda-feira, 9.
As iniciativas devem ser implantadas até 2024 e oferecer mais conforto, segurança e bem-estar para os ciclistas.
Leia mais
Por meio do programa, a Prefeitura vai estender as ciclofaixas e ciclovias da cidade, focando em ligar umas às outras. Será realizado um plano para oferecer melhorias nas faixas já existentes, semelhante ao que já está sendo realizado na avenida Bezerra de Menezes.
E para fortalecer a segurança dos ciclistas, serão intensificadas estratégias de segurança, como os balizadores ao longo da malha cicloviária. Entre as ações está a ampliação do número de estações do Bicicletar, como forma de incentivo ao ciclismo na cidade e também a inclusão de bicicletas elétricas no sistema.
Recentemente, a Prefeitura instalou xiringadores em cinco ciclofaixas da Capital como projeto inicial. O equipamento foi colocado nas avenidas Beira-Mar, José Bastos, Bezerra de Menezes, Rogaciano Leite e Godofredo Maciel.
O Pedala Mais tem o apoio internacional da Bloomberg Philanthropies e da Global Designing Cities Initiative (GDCI), após Fortaleza ganhar o maior prêmio do Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici).
Serviço
Lançamento do Pedala Mais Fortaleza
Data: 09/10 (segunda-feira)
Horário: 9h30
Local: Paço Municipal (Rua São José, 01 - Centro, Fortaleza)