Incêndio em vegetação do Cocó é mais um dos 4.118 registrados no Ceará

O Ceará atingiu, em setembro de 2023, 1.757 incêndios em vegetações. É o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos

Um incêndio em uma área pequena mas com muita vegetação no Parque do Cocó, próximo a Cidade Ecológica do bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, foi registrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) nesta terça-feira, 3. O fogo demorou cerca de três horas para ser controlado.

O CBMCE ainda apura o motivo do ocorrido. No entanto, conforme agentes da corporação, o calor e as fortes ventanias dificultaram o momento de conter as chamas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

De acordo com 1º tenente Márcio Ramos de Castro, o local — próximo a faculdade de medicina da Universidade de Fortaleza (atrás do bloco de veterinária) — ficou tomado por muita fumaça, e diversos animais silvestres — como cobras — acabaram mortos.

Para esta ocorrência, foram mobilizadas três equipes, da Messejana, do Quartel do Mucuripe e a do Cisp, além de uma brigada da instituição de ensino. A ocorrência também demandou um tanque. Juntos, foram despejados um total de cerca de sete mil litros de água.

Balanço das ocorrências de incêndio em vegetação no Ceará: 4.118 incêndios em vegetação foram apagados em 2023

O Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) apagou um total de 4.118 incêndios em todo o Estado durante os nove primeiros meses de 2023. Os números representam aumento de 71% quando equiparados ao mesmo período de 2022, foram 2.404.

Ainda assim, somente em setembro de 2023, o Corpo de Bombeiros do Ceará já apagou 1.757 incêndios em vegetações. É o maior número de atendimentos desta tipologia nos últimos cinco anos.

Como prevenir

1. Não queime lixo ou resíduos a céu aberto: evite queimar qualquer tipo de material em áreas abertas, especialmente em terrenos baldios. A princípio, o fogo pode se alastrar rapidamente e causar incêndios de grandes proporções.


2. Mantenha a vegetação próxima às residências limpa e organizada: realize a poda adequada de árvores e arbustos, removendo galhos secos e folhas acumuladas. Essa medida ajuda a evitar a propagação do fogo em caso de incêndios.


3. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar em caso de focos de incêndio: se avistar qualquer foco de incêndio em vegetação, mesmo que aparentemente pequeno, entre em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193. O acionamento rápido pode evitar que o fogo se alastre e cause danos maiores. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Focos de incêndio e a ação criminosa do ser humano

No Brasil, o incêndio em vegetação é considerado um crime ambiental. A legislação brasileira estabelece penalidades para aqueles que provocam incêndios em áreas naturais de forma intencional ou negligente.

Assim, a principal lei que aborda essa questão é a Lei nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. No artigo 41, é crime “provocar incêndio em mata ou floresta” com as seguintes penalidades:

  • Detenção de dois a quatro anos, e multa, quando o incêndio ocorre em área rural.
  • Reclusão de dois a seis anos, e multa, quando o incêndio ocorre em área urbana.

Essas penalidades podem ser agravadas, caso o incêndio cause danos significativos à flora, à fauna ou a recursos hídricos, ou ainda se colocar em risco a saúde humana.

Por fim, além da Lei de Crimes Ambientais, existem outras legislações que podem ser aplicadas, como o Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e regulamentações estaduais e municipais, que também tratam do tema e estabelecem medidas de prevenção e combate a incêndios florestais.

Disque Denúncia

Informações que possam levar a polícia os suspeitos podem ser repassadas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Púbçlica e Defesa Social (SSPDS). (Colaborou: Jullie Vieira/Rádio O POVO CBN)

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incêndio Parque do Cocó Cidade Ecológica Edson Queiroz Fortaleza Ceará incêndio em vegetação Crimes Ambientais

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar