Campanha Nacional de Multivacinação é oficialmente iniciada no Ceará

Governador e secretária da saúde do Estado abrem campanha que prevê a vacinação de 2 milhões de crianças e adolescentes em todo o Ceará

O governador Elmano de Freitas e a secretária estadual da saúde Tânia Mara Coelho participaram na manhã deste sábado, 30, da abertura da Campanha Nacional de Multivacinação, mobilização que prevê a atualização da caderneta vacinal de 2 milhões de crianças e adolescentes com até 15 anos.

O ato, realizado no Vapt Vupt Antônio Bezerra, marca o início da campanha no Ceará, que deve seguir até o dia 14 de outubro nos 184 municípios do Estado. Durante esse período, estarão disponíveis para aplicação todas as vacinas do calendário vacinal da faixa etária indicada.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Estamos pedindo a todos os responsáveis que levem as suas crianças de até 15 anos para fazer a vacinação. O Ceará tem um destaque muito grande, no Nordeste e no Brasil, com a imunização que fazemos”, afirmou Elmano em discurso de abertura, enaltecendo em seguida os profissionais de saúde que trabalham “pela proteção dos indivíduos e das comunidades”.

Segundo a secretária Tânia Mara, o objetivo da campanha é garantir que o Ceará continue com mais de 90% desse público-alvo imunizado para BCG e rotavírus, vacinas que atuam na prevenção, respectivamente, de tuberculose e doenças diarreicas agudas. Para os demais imunizantes, como aqueles que protegem de poliomielite, meningites, sarampo e hepatites, a expectativa é que a cobertura vacinal mínima chegue a 95%.

No início da fila de imunização estavam os irmãos João Carlos e João Pedro, de 9 e 5 anos, acompanhados da mãe Vanusa Machado. “É bom vacinar, pra que depois eles não tenham nenhum problema. Eu penso no futuro deles”, conta ela. Foi João Carlos a primeira criança a ser vacinada: “Eu nem chorei”, disse enquanto fazia fotos com um homem-aranha que interagia com as crianças.

Vacinas para todo o Ceará

Segundo a secretária da saúde Tânia Mara, uma das prioridades da campanha é atuar de forma enérgica também no interior do Estado, em um processo de interiorização da imunização.

“Já fizemos treinamentos com todas as regiões de saúde do estado do Ceará, e o Ministério da Saúde aportou recursos extras para que houvesse várias formas de mobilização, como vacinação domiciliar e nas escolas, a partir de segunda-feira, 2”, afirmou em entrevista ao O POVO, destacando a importância do desenvolvimento de estratégias para “chegar mais próximo da população”.

Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), o cirurgião Rilson Sousa também defendeu a importância dessa interiorização: “Nós articulamos para que os municípios pudessem aderir à campanha e participar ativamente desse momento tão importante para o nosso país que é a retomada da vacinação”.

Segundo ele, vários municípios já estão com os postos abertos a partir de hoje e, até o próximo sábado, 7, todos os 184 municípios cearenses estarão completamente integrados, de forma ativa, à iniciativa. “A gente espera alcançar até mais do que a meta estipulada para a campanha”, afirma.

Contra o negacionismo e a desconfiança

Perguntando sobre as estratégias da Campanha Nacional de Multivacinação para contornar a desconfiança instaurada em parte da população a partir de condutas negacionistas relacionadas à imunização, o governador Elmano afirmou: "Eu tenho muita confiança no nosso povo, que tem consciência da importância de vacinar seus filhos. Sou de uma geração que superou muitas doenças pela vacinação”.

Elmano também destacou a forte participação da população cearense na campanha de vacinação contra a covid-19, no período da pandemia. “Mesmo com toda a campanha contra, quando a vacina chegou todo o nosso povo correu aos postos e quis se vacinar. Nós salvamos nosso povo graças à vacina”, afirmou.

A secretária Tânia Mara explicou ao O POVO que o atual momento exige novas estratégias de divulgação para reaproximar famílias que se sentiram inseguras em relação aos imunizantes: “A gente não pode usar a estratégia passada porque as pessoas tiveram um aumento de hesitação vacinal e ficaram com medo e desconfiança. Mas a pandemia mostrou que a vacina é segura e eficiente. Se hoje estamos aqui, é porque estamos protegidos pela vacina”.

“A nossa estratégia agora é levar a vacina para mais próximo do cidadão, inclusive abrindo os postos de saúde em horários diferentes, porque sabemos que no horário comercial as pessoas trabalham e, muitas vezes, fica mais difícil”, completou.

A Campanha Nacional de Multivacinação segue, em todo o Ceará, até o dia 14 de outubro. No próximo sábado, dia 7, o Dia D, a campanha será intensificada. Maiores informações sobre os imunizantes podem ser obtidas pelo Disque Saúde 136.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação imunização Elmano

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar