Megaoperações de limpeza em Fortaleza vão ocorrer todo mês, diz Prefeitura
Além das megaoperações e do cronograma de limpeza, a Prefeitura também informou estas realizando mutirões semanais de limpeza, às sextas-feirasAs megaoperações de limpeza, realizadas pela Prefeitura desde agosto deste ano, vão ocorrer mensalmente, de acordo com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger). A segunda edição do mutirão aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, nas vias que compõem a Perimetral de Fortaleza, no trecho entre as avenidas Mister Hull e General Osório de Paiva. Os serviços — que envolviam varrição e capinação — contaram com o apoio de mais de 120 colaboradores.
Teresa de Paula, coordenadora da limpeza pública da Seger, explica que o objetivo é “fazer uma geral, um pente fino” pelas vias que cortam os bairros Antônio Bezerra, Bonsucesso, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII, Padre Andrade e Pici.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A ideia é trazer uma beleza a mais para a cidade de Fortaleza, que já é uma cidade muito bonita. Uma cidade turística, agradável”, explica Teresa. “É [importante] que todo mundo colabore e contribua com essa limpeza, com a manutenção da limpeza na nossa cidade.”
Ela ainda ressalta que, mesmo quando a operação não está acontecendo, os bairros recebem a devida atenção. De acordo com a coordenadora, todas as regionais são atendidas cotidianamente por equipes de limpeza. “Principalmente as avenidas principais. Elas sempre têm um planejamento de limpeza, e as ruas perpendiculares/paralelas [também] passam por um serviço de zeladoria.”
Ana Valéria da Silva, 57, vive no bairro Henrique Jorge, um dos beneficiados pelo mutirão, e afirma que o local não enfrenta muitos problemas com acúmulo de lixo. “É bem tranquilo. O carro de lixo passa segunda, quarta e sexta, e a caçamba passa todo dia”, diz a doméstica. “O canteiro sempre fica limpinho. Fim de semana sempre fica limpinho.”
Além das megaoperações e do cronograma de limpeza, a Prefeitura também informou estar realizando mutirões semanais de limpeza, às sextas-feiras. Ao todo, 34 edições já foram feitas. “A gente faz a escolha de uma área específica, dentro de uma regional determinada, e deslocamos uma equipe", diz a oordenadora da limpeza pública da Seger.
Os locais são selecionados com base nas demandas do Canal 156.
“Como a própria plataforma consegue realizar os filtros por regionais, nós conseguimos identificar quais são as regionais que precisam de uma maior atenção e nós fazemos um trabalho planejado. Quando é uma situação que precisa de um aparato maior, nós trabalhamos com a ideia do mutirão e serviços mais simples encaminhamos nossas equipes especiais, de limpeza ou os próprios garis”, continua a coordenadora.
Programa Mais Fortaleza
As megaoperações são um complemento do Programa Mais Fortaleza, lançado no mês passado pelo prefeito do município, José Sarto (PDT). “O programa visa intensificar determinadas atividades que acontecem dentro do município com apoio das secretarias”, explica a coordenadora da limpeza pública da Seger, Teresa de Paula.
A iniciativa busca investir no manejo de resíduos sólidos, além de instalar novos equipamentos e projetos para incentivar o comportamento sustentável quanto ao descarte do lixo, à educação ambiental e à coleta seletiva de materiais recicláveis na Capital.