Centro de Diabetes oferece programação em comemoração ao Dia do Coração

A iniciativa tem como principal intuito levar orientações aos usuários sobre a importância de ter comportamentos que tragam benefícios para a saúde cardiovascular

08:32 | Set. 27, 2023

Por: Gabriela Monteiro
Com três dias de programação, o evento contará com orientações para usuários e acompanhantes (foto: Divulgação/ Secretaria de Saúde do Estado)

O mês de setembro começou com o foco nos cuidados com a saúde mental e finlizará trazendo a pauta de cuidados com o coração e a prevenção de doenças cardiovasculares. Para comemorar o Dia do Coração — celebrado mundialmente nesta sexta-feira, 29 — o Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), em Fortaleza, terá três dias de programação para usuários e acompanhantes do equipamento.

A programação, realizada em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro Universitário Christus (Unichristus) e com os laboratórios Libbs e Servier, te início nesta quarta-feira, 27, e vai até o esta sexta-feira, 29.

Uma das atividades oferecidas será a orientação sobre a forma correta do monitoramento da pressão arterial. A enfermeira especialista em Enfermagem Cardiovascular, Deysen Girão, comenta que os usuários que podem comprar um aparelho de medição de pressão devem dar preferência ao modelo de braço ao modelo de pulso.

Outro ponto é a posição correta do corpo ao medir a pressão arterial. “O paciente tem que estar sentado, com os pés apoiados no chão, o braço na altura do coração. Não pode ter tomado ainda os seus medicamentos e deve fazer a medição em pelo menos dois horários: manhã e noite”, detalha a especialista.

Na ação, serão distribuídos “diários de hipertensão”, onde podem ser registradas as medições da pressão para serem apresentadas aos profissionais no retorno de consulta.

“Estamos motivando os pacientes para que tragam suas medidas. para que eles mesmos visualizem, no dia a dia, que rotinas, alimentos e condições interferem na pressão arterial. O uso do diário é bem importante para que a pessoa possa assumir o controle da doença e do seu autocuidado”, conta.

Nos três dias de programação, haverá testagem de glicemia e avaliação da pressão arterial para acompanhantes e familiares dos usuários do equipamento.

Veja a programação


Quarta-feira, 27 de setembro - 8 horas
Público: Usuários do CIDH

Teatro de fantoches – A influência do sono na saúde cardiovascular
Comportamentos e atitudes para um coração saudável (mitos e verdades) – estudantes da Liga de Cardiologia (Medicina UECE)
Local: Auditório

Como realizar exercícios físicos em casa
Local: Sala da Reabilitação Cardíaca (ao lado do Auditório)

Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa

Quinta-feira, 28 de setembro - 8 horas
Público: Usuários do CIDH e Público em geral

Comportamentos e atitudes para um coração saudável (mitos e verdades)
Local: Auditório

Como medir adequadamente a pressão arterial (simulação) e distribuição de diários da hipertensão
Local: Área externa

Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa

Sexta-feira, 29 de setembro - 8 horas
Público: Usuários do CIDH

Estratégias nutricionais para a redução do risco cardiovascular
Disponibilização de testes rápidos para detecção de HIV, Hep B e C para usuários do CIDH
Local: Auditório

Uso do aplicativo Elfie para registro de pressão arterial e glicemia – atividade aberta aos profissionais do CIDH
Local: Sala da Reabilitação Cardíaca (ao lado do Auditório)

Como está a saúde do acompanhante – verificação de pressão e glicemia e orientações de Enfermagem
Local: Área externa

A iniciativa tem como principal intuito levar orientações aos usuários sobre a importância de ter comportamentos que tragam benefícios para a saúde cardiovascular e as atividades buscam tratar de estratégias para melhorar a adesão ao tratamento da hipertensão.

 

Serviço

Programação em Alusão ao dia do Coração no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão

Onde: Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH) – Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres, Fortaleza (CE)

Quando: A partir das 8 horas 

Realização: CIDH

Parcerias: Liga de Cardiologia da Uece, Internos de Enfermagem da Uece, Estudantes de Enfermagem da Unifor e da Unichristus, Laboratórios Libbs e Servier