Fortaleza lança postos de saúde itinerantes e triciclos para entrega de remédios

Postos móveis serão instalados em comunidades onde as Unidades Básicas de Saúde estão em processo de restauração, conforme a Prefeitura de Fortaleza

14:47 | Set. 26, 2023

Por: Lara Vieira
Três caminhões serão utilizados como postos de saúde de Fortaleza a partir de outubro (foto: Lara Vieira/O POVO)

Fortaleza receberá seis caminhões adaptados para atuarem como postos de saúde itinerantes nas comunidades. Três dos postos móveis já iniciam suas atividades em outubro, nos bairros Conjunto Ceará, Álvaro Weyne e Lagoa Redonda, conforme anúncio da Prefeitura na manhã desta terça-feira, 26. Já no caso dos demais, o prazo é o até o fim do ano. A ação faz parte do programa “Vem Saúde”, que também engloba a ampliação da frota de triciclos elétricos para a entrega de medicamentos nas residências.

Das seis unidades itinerantes, duas são de grande porte (75 m²) e quatro são de médio porte (45 m²). As maiores contam com quatro consultórios para atendimento médico e de enfermagem, com capacidade para três equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Já as médias são equipadas com dois consultórios clínicos e um consultório odontológico.

Em evento de lançamento realizado na manhã desta terça-feira, 26, no Hospital e Maternidade Zilda Arns (Hospital da Mulher), o prefeito José Sarto ressaltou que essa não será uma iniciativa temporária.

“A existência desse programa se deve à necessidade emergente de reformar e aprimorar as unidades básicas de saúde após a pandemia. Os caminhões vão substituir postos que estão em processo de requalificação e reconstrução”, explicou o chefe do poder municipal.

As três primeiras unidades móveis que iniciam as atividades neste mês de outubro serão instaladas nas imediações dos postos de saúde Maciel de Brito (Conjunto Ceará), Floresta (Álvaro Weyne) e Terezinha Parente (Lagoa Redonda).

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apesar de inicialmente acolherem os serviços de unidades de saúde que serão reformadas, os postos itinerantes devem percorrer toda a Cidade.

Sarto ainda pontuou que, após a conclusão dos serviços dos postos em reformas, as carretas podem ser alocadas também para outras finalidades na área da Saúde.

“A gente vai pegar uma dessas carretas e fazer um Caps móvel para o tratamento da Saúde Mental, que também é uma demanda muito grande da população”, declarou.

Tuk-Tuk dos Remédios

Durante o evento, também foi anunciado o aumento da frota de triciclos elétricos, chamados de “Tuk-Tuks dos Remédios", para o delivery de insumos e medicamentos. O programa teve início com seis triciclos e, com a contratação de mais 24 veículos, o Município passa a contar com 30 tuk-tuks.

A SMS informou que a iniciativa tem como objetivo evitar deslocamentos, reduzir o fluxo de pessoas nas unidades de saúde e proporcionar que familiares e responsáveis possam dedicar mais tempo aos cuidados do paciente.

“As pessoas podem aderir ao programa pelo aplicativo Mais Saúde e solicitar nos postos de saúde. Mas, para ter uma adesão bacana, é muito interessante que as pessoas comecem a perceber que o serviço funciona efetivamente”, explica o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.

De acordo com o secretário, a ideia inicial é atender 2.130 pessoas que são acamadas por motivo de lesão medular no Município. Desses, 60 já aderiram ao projeto. “Esperamos cobrir essa demanda e logo mais incluir as pessoas acima de 85 anos”, completou Galeno Taumaturgo.