Exposição imersiva e interativa "Terra de Gigantes" é aberta no MAC, em Fortaleza

A mostra reúne performances, textos, músicas, entrevistas e animações para proporcionar ao público uma imersão em poéticas negras e indígenas no Brasil. Já no domingo, 24, encerra-se a Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus

Foi inaugurada neste sábado, 23, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC), localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, a exposição “Terra de Gigantes”. Com curadoria do artista, curador, editor e pesquisador natalense Daniel Lima, a mostra se utiliza de vídeo-instalação, teatro e cinema para fazer o público refletir sobre os significados de ser negro e ser indígena no mundo contemporâneo.

Resultado do trabalho de pesquisa para o doutorado que Daniel está cursando na área, “Terra de Gigantes” reúne artistas negros e indígenas como Katú Mirim, Daiara Tukano e Naná Vasconcelos, entre outros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As visitações podem ser feitas de quarta a sexta, das 9 às 18 horas (com acesso até às 17h30min), e aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 18 horas (com acesso até as 17h30min).

“O MAC virou uma sala imersiva. A essência do trabalho é a ideia da ancestralidade e a conexão com as produções negra e indígena. Você entra na instalação, e a dimensão da obra é enorme em tamanho. É uma exposição muito bonita, recomendo a visita”, afirmou Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, durante visita neste sábado, 23.

Primavera dos Museus 2023 encerra programação no domingo, 24

A Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que envolve museus e instituições culturais em todo o Brasil, encerra a programação no domingo, 24.

Iniciada na segunda-feira, 18, a 17ª edição teve como meta estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus. O tema deste ano foi “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.

"A primavera dos museus é uma iniciativa do Ministério da Cultura, e o governo do estado reuniu todas as instituições museais, como Museu do Ceará, Museu da Imagem e do Som e MAC para programação integrada com exposições, rodas de conversa e outras atividades. Em breve, teremos o Fórum Estadual de Museus, e, no ano que vem, o Ceará vai sediar o fórum nacional", enumera Luisa Cela. 

Veja a programação do encerramento da Primavera dos Museus neste domingo, 24:

Ação Educativa – Ateliê para Bebês: CODAs e Bebês Surdos. Com Cris Soares, Weverson Martins e Beatriz Gurgel. Acessível em Libras.
Pinacoteca do Ceará
Das 10 às 11 horas
Presencial

Ação Educativa – Bonitinho pra Chover na Floresta do Chico. Com Érica Xita e Liza Maria.
Pinacoteca do Ceará
Das 11 às 12 horas
Presencial

Visita guiada na exposição “Terra de Gigantes” com o curador Daniel Lima
Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) – CDMAC
Das 14 às 16 horas
Presencial

Roda de conversa “O papel das mulheres negras e indígenas na construção das políticas públicas de memória e no fortalecimento da democracia”
Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) – CDMAC
Das 16 às 17 horas
Presencial

Ação Educativa – Uma História no Museu – Seres de Chico. Com Bárbara Abril, Mateus Araujo e Amanda Oliveira. Acessível em Libras
Pinacoteca do Ceará
Das 15 às 17 horas
Presencial

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar