Seminário reúne gestores e discute transformação da Educação

Seminário promovido pelo Sinepe trouxe temas como inteligência artificial, competências socioemocionais e capacitação de professores

22:50 | Set. 21, 2023

Por: Sara Oliveira
SEMINÁRIO foi realizado por dois dias (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Há 20 anos, gestores educacionais se encontram para discutir os rumos e as transformações da Educação no Brasil. Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Educação do Ceará (Sinepe), o XX Seminário de Educação reuniu, por dois dias, 20 e 21 de setembro, uma programação com poesia, espiritualidade, gestão, formação e tecnologia. O evento aconteceu no Centro de Eventos do Ceará e marcou os 80 anos do Sinepe. 

"O grande número de participantes mostra que já há uma consciência de que precisa haver mudanças no processo educacional. É se dar conta de que o mundo mudou, as relações de trabalho estão mudando e a oferta na escola precisará mudar para atender esse novo mundo do trabalho", destacou Priscila Boy, autora do livro "Uma escola em transformação". Ela esteve no lounge do O POVO e da Fundação Demócrito Rocha (FDR) para realização de autógrafos da publicação. 

No segundo dia de discussões, um painel contou com a presença diretores de grandes escolas particulares para falar sobre a sede do Instituto de Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Houve compartilhamento de experiências e processo de avaliação e ensino-aprendizagem. Fortaleza é, atualmente, a capital que mais aprova alunos no ITA e o projeto para instalação de um campus na Cidade foi anunciado em julho. 

Inteligência artificial e desenvolvimento humano nos tempos online foi tema de outro painel exposto para os gestores educacionais. "O modelo de escola que a gente conhece é do ensino baseado em conteúdo e já tinha o impacto do Google e do Youtube. Nós trazemos um elemento novo, uma ferramenta que alunos e professores terão, que é a Inteligência Artificial (IA). E é aí onde haverá diferença, o aluno vai poder produzir conteúdos próprios, diferente de estar exposto, indexado, sem interação", explicou o palestrante e fundador da Catalise Educação, Jones Brandão.