Custódio se reúne com parlamentares e apresenta projetos da nova gestão
O novo reitor da UFC contempla, no pedido, a retomada da obra do novo hospital, que está paralisada desde 2021, criação de um Corredor Cultural, e revitalização do bairro PorangabussuO novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, se reuniu com parlamentares cearenses nesta segunda-feira, 18, para apresentar os projetos vigentes da instituição. A principal ideia é criar um distrito para atendimento e pesquisa em saúde no campus do Porangabussu.
Na bancada, estavam os deputados federais cearenses: AJ Albuquerque (Progressistas), Domingos Neto (PSD), Eduardo Bismarck (PDT), Eliane Braz (PSD), Enfermeira Ana Paula (PDT), José Airton (PT), Leônidas Cristino (PDT), Luiz Gastão (PSD) e Mauro Filho (PDT), além do secretário da Proteção Animal do Estado, Célio Studart.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apenas representantes do Partido Liberal (PL) não compareceram. O deputado Danilo Forte (União Brasil) e o senador Eduardo Girão (Novo) enviaram representantes.
O objetivo é conseguir novos equipamentos e requalificar alguns já existentes para tornar a região mais atrativa para o comércio na área da saúde, gerando, em especial, emprego, renda e maior qualidade aos serviços prestados.
Um dos principais pontos citados pela gestão é a mudança de local no atendimento do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), para um novo espaço. Hoje, tanto a parte acadêmica dos estudantes, quanto o atendimento à população, é realizado centralmente no HUWC, o que tem gerado sobrecarga.
Atualmente, no Campus do Porangabussu, também estão as faculdades de Farmácia, Odontologia e Enfermagem e Medicina, Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, a Farmácia-Escola, além de laboratórios e clínicas.
Conforme a vice-reitora da UFC, Diana Azevedo, o novo hospital será exclusivo para atendimento da população, enquanto o HUWC será destinado para fins acadêmicos.
Este, segundo ela, é um projeto orquestrado durante a gestão do ex-secretário de Saúde do Ceará (Sesa), o médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (doutor Cabeto), em 2021.
"Se um aluno passar mal, não há garantia que você será atendido. O hospital não está dando vazão ao atendimento a população. Então, termos um novo hospital de referência, para executar as mais modernas práticas de ciências médicas é um grande alento. Estamos muito esperançosos que esse seja o primeiro passo para transformar a área do Porangabussu", diz a vice-reitora.
Também foi cogitado, por parte da reitoria, a possibilidade de reter talentos da saúde criados na UFC para trabalhar no novo Distrito.
Custódio diz que, "se tudo correr como planejado", as obras devem começar no ano que vem (2024), em janeiro. E o prazo para o término seria de, no máximo, 1 ano e 5 meses.
"A UFC sempre terá projetos e todo ano a gente precisa de recursos. Podem criar uma linha onde, todo ano vai haver recurso. A gente quer que a UFC seja uma delas. Um ano de emenda não adianta. Esperamos que eles tenham a vontade política para aportar", afirma o reitor.
Ministério da Educação (MEC) encaminha recursos para construção do novo hospital
O motivo da paralisação das obras do novo hospital, segundo Custódio Almeida, foi a "incapacidade de continuidade".
Na terça-feira, 12, o reitor esteve reunido em Brasília/DF, com dirigentes do Ministério da Educação (MEC), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e da Advocacia-Geral da União (AGU).
A pauta prioritária foi o recebimento, por parte da Universidade, do terreno e do prédio onde estava sendo construído, o Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM).
No encontro, o ministro da educação, Camilo Santana, informou que o MEC já fez aporte de recursos para reiniciar as obras do novo complexo.
Em termos de urbanização, a área do Porangabussu, talvez, seria um dos maiores desafios da gestão, afirmou Custódio, em agosto deste ano — assim que tomou posse — ao O POVO.
Outros projetos em curso para o campus Benfica
Na parte do trânsito, a gestão da quer dar preferência para a circulação de pedestres e ciclistas fazerem o percurso Benfica-Estação das Artes.
A apresentação do Corredor do Benfica aconteceu no Museu de Arte da UFC (MAUC). Lá, maquetes e óculos de realidade virtual para os parlamentares verem como ficaria a região do Benfica com esse plano.
Também está nos planos da nova gestão implementar outros duas novas Casas Cultura, estas, a Indígena e Africana. Custódio prometeu se reunir em breve com os departamentos interessados para dar andamento. (Colaborou: Kleber Carvalho, Especial para O POVO)
Leia mais
-
Atendimento de psicanálise gratuito é oferecido para jovens no Benfica
-
Júris da Chacina do Curió terminam com 6 PMs condenados e 14 absolvidos
-
Ex-agente socioeducativo é morto em bairro de Fortaleza
-
Defesa vai recorrer da decisão contra PMs condenados pela chacina do Curió
-
"A gente está buscando o que é certo: a justiça", diz mãe do Curió após sentenças do 3º júri
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente