Atendimento de psicanálise gratuito é oferecido para jovens no Benfica

A atividade ocorre aos sábados, das 15 horas às 17 horas, no Farol da Juventude Benfica

08:23 | Set. 18, 2023

Por: Cristina Brito
Farol da Juventude do Benfica tem programação aos sábados, em Fortaleza (foto: Cristina Brito / O POVO)

Durante o mês de setembro ocorre mais uma edição do projeto "Tagarelando", em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude. O projeto oferece atendimento gratuito de psicanálise para jovens de Fortaleza, aos sábados, das 15 horas às 17 horas, no Farol da Juventude Benfica, em Fortaleza. Para o próximo fim de semana, 23 de setembro, haverá uma roda de conversa. No dia 30 de setembro, a programação inclui atendimentos individuais.

O objetivo da ação é proporcionar acolhimento e conscientização sobre temas relacionados à saúde mental para a população. Neste mês, o projeto atua em temas relacionados ao combate ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. As atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com o Coletivo Margem Psicanálise.

“O projeto abraça a filosofia de uma clínica-pública, proporcionando acesso a profissionais da saúde mental e da psicologia, incluindo psicanalistas que utilizam a metodologia da psicanálise. Tagarelando é mais do que apenas conversas, é uma oportunidade de compartilhar, aprender e crescer juntos. É um convite para que jovens e todas as demais pessoas encontrem um espaço onde suas vozes sejam ouvidas, suas preocupações sejam consideradas e onde possam buscar apoio em momentos difíceis”, explica Nivanda Ribeiro, psicóloga do projeto.

A programação de atendimento para os jovens e para a população em situação de rua ocorre da seguinte forma: em sábados intercalados ocorre o atendimento individual, com a necessidade de se cadastrar por meio de um formulário eletrônico ou físico no próprio Farol da Juventude, e no sábado seguinte ocorre uma roda de conversa na própria praça.

Os atendimentos individuais são realizados tanto no Farol do Benfica como na praça.

O Agente Social do Farol da Juventude do Benfica, que se apresentou apenas como Alves, o seu nome artístico, ressalta a importância do projeto para as pessoas que frequentam o bairro.

“Estamos trabalhando nesta pauta do Setembro Amarelo, de escutar os jovens, escutar também as demandas da galera que é morador de rua, que usa a praça como casa. Nosso pensamento é saber o que a praça significa na sua vida, como ela lhe atravessou. Tentar buscar essas formas (de aproximação), e está sendo muito bonito”, diz.

Como participar

Interessados em agendar atendimento de psicanálise individual devem preencher um formulário de forma presencial ou on-line. As rodas de conversa são abertas a todos, sem necessidade de agendamento prévio, basta comparecer e participar. As vagas para atendimento individual são limitadas e sujeitas a alterações conforme a disponibilidade do coletivo.

As ações do Tagarelando ocorrem durante todo o ano, sempre aos sábados, em equipamentos da juventude.

Programação de setembro

23/9 - Roda de conversa sobre o Setembro Amarelo
30/9 - Atendimentos individuais

Rede Juv

A Rede Juv é uma rede de equipamentos vinculados à Secretaria Municipal da Juventude que integra ações de esporte, educação e cultura voltadas para jovens da Capital. Integram a Rede Juv as Pracinhas da Cultura Pedras e Vicente Pinzón, o Centro Cultural Canindezinho, os Faróis da Juventude (Serrinha, Benfica e Curió), o Polo da Bela Vista e o Centro de Juventude Igor Andrade de Lima.

Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e atividades visando o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. Prioritariamente, a Rede Juv atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.

Serviço
Tagarelando, intervenções psicanalíticas na praça

Próximos encontros: 23 e 30/9 (sábados)
Horário: Das 15 às 17 horas
Local: Farol da Juventude Benfica (Praça da Gentilândia - Benfica)