Campanha de conscientização sobre câncer ocular acontece em Fortaleza

A campanha nacional "De Olho nos Olhinhos" acontece em Fortaleza neste fim de semana, com o objetivo de conscientizar pais sobre o retinoblastoma

09:56 | Set. 16, 2023

Por: Beatriz Teixeira
Campanha de conscientização sobre câncer ocular acontece em Fortaleza este fim de semana (foto: asierromero/Freepik)

Voltada a conscientização sobre retinoblastoma, tumor intraocular que atinge principalmente crianças, a campanha “De Olho nos Olhinhos” acontece este fim de semana em Fortaleza, com programação gratuita realizada em dois shoppings, RioMar Fortaleza e North Shopping, entre sábado, 16, e domingo, 17.

A ação de conscientização surgiu com a iniciativa dos jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert, após a filha do casal ser diagnosticada com a doença. Estando em sua segunda edição, a iniciativa acontece simultaneamente em outras cidades do País para alertar sobre a importância da prevenção.

Em Fortaleza, ela ocorre a partir da mobilização de médicos voluntários que estarão nos shoppings durante os dois dias. No RioMar Fortaleza, ela será realizada no sábado, das 10 às 21 horas, e no domingo, das 13 às 21 horas. No North Shopping ela será apenas no sábado, também de 10 às 21 horas.

A médica-oftalmologista Islane Verçosa, uma das coordenadoras da campanha na Capital, explica que este é para ser um momento de conscientização dos pais “sobre a importância de levar a criança ao oftalmologista nos dois primeiros anos de vida e também de fazer o Teste do Olhinho” periodicamente. Além da conversa com os responsáveis e distribuição de cartilha informativa, será realizado de forma gratuita o “teste do olhinho” em crianças.

No Brasil, cerca de 200 a 300 casos de retinoblastoma são registrados por ano, sendo considerada uma doença rara. Mais de 90% dos casos diagnosticados são na faixa etária de 0 a 5 anos. A condição representa 14% dos casos de câncer pediátrico. Ela pode se manifestar tanto em um único olho — 60% dos casos registrados —, como em ambos.

Se o diagnóstico for precoce, é uma doença curável e a visão da criança também é preservada. Mas em casos de descoberta tardia, o câncer ocular pode causar cegueira ou levar o paciente a óbito. O retinoblastoma pode ser tratado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). A rede pública oferece atendimento, assistência, diagnóstico e acompanhamento dos casos.

Estão apoiando a campanha em Fortaleza as equipes de oftalmologia do Hospital dos Olhos – Caviver, oncologia pediátrica do Hospital Infantil Albert Sabin, oftalmologia pediátrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e da Associação Peter Pan.

Campanha “De Olho nos Olhinhos” em Fortaleza - Ações de Conscientização e Prevenção ao Retinoblastoma, com a participação de médicos voluntários

Quando: dia 16 e 17 de setembro 

Onde:  dia 16 (sábado), das 10 às 21 horas, e dia 17(domingo), das 13 às 21 horas no RioMar Fortaleza (rua. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 - Papicu)

Dia 16 (sábado), das 10 às 21 horas, no North Shopping Fortaleza (av. Bezerra de Menezes, 2450 - Presidente Kennedy)

Gratuito