Colação de grau na UFC será obrigatória para concludentes e opcional para egressos

Cerimonia será obrigatória para concludentes de cursos na Capital. Já os concludentes dos campi do Interior poderão participar da solenidade em Fortaleza ou solicitar a colação virtual.

19:05 | Set. 15, 2023

Por: Lara Vieira
Cerimônia de Colação de Grau na UFC não ocorre há 3 anos (foto: Júlio Cesar/O POVO )

Após mais de três anos suspensas, as colações de grau da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltarão a ocorrer presencialmente. A primeira solenidade de colação deve ocorrer no dia 4 de outubro, às 19 horas. O local da cerimônia ainda não foi informado pela Instituição.

Na ocasião, devem participar pelo menos 100 concludentes que se formaram entre agosto e setembro de 2023. Além destes, também poderão participar, de forma opcional, egressos que não realizaram a cerimônia nos anos anteriores.

Para o reitor Custódio Almeida, a colação de grau é o momento maior da realização de sonhos e projetos dos estudantes. "Uma cerimônia presencial, com a acolhida de famílias, amigos e comunidade acadêmica, coroa todo o processo formativo, cumprindo a principal missão da Universidade", disse por meio da assessoria de imprensa. "A colação também cultiva uma memória afetiva e simbólica que é inesquecível e insubstituível."

No período de 7 de maio de 2020 a 31 de agosto deste ano, 11.275 pessoas assinaram a ata de colação de forma virtual, entre egressos dos campus da Capital e do Interior.

Para participar da colação presencial, os egressos interessados obrigatoriamente devem conferir seus e-mails cadastrados no sistema da UFC e responder uma enquete declarando sua intenção de estar presentes. A enquete ficará no ar até a próxima segunda-feira, 18.

De acordo com a UFC, para aqueles que comparecerem à cerimônia, o uso da beca é obrigatório. Já a presença de padrinho ou madrinha é opcional.

Concludentes 2023.2 em diante

Para concludentes de cursos localizados na Capital, a colação de grau presencial será obrigatória. Já os concludentes de cursos nos campus do Interior poderão participar da solenidade em Fortaleza ou solicitar a colação virtual.

Na ocasião, serão seguidos todos os ritos tradicionais, como o uso de beca e acompanhamento de padrinho ou madrinha. A recomendação da Universidade é chegar ao local da cerimônia, com pelo menos uma hora de antecedência para assinatura da ata de colação.

Atualizada às 20 horas